Faculdade de Medicina, HUGV/Ebserh e Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica realizam o II Curso de Oncologia Torácica

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Faculdade de Medicina da Ufam e a Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica realizarão no período de 25 a 28 de março de 2019, a segunda edição do Curso de Oncologia Torácica, no Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Trata-se de um evento regional, com a participação de palestrantes nacionais e internacional, que tem por intuito discutir os avanços na ciência que envolve o tratamento das doenças dos órgãos da caixa torácica e abordar temas voltados ao diagnóstico e tratamento de neoplasias pulmonares.

O curso é formado por uma parte teórica, o II Simpósio de Oncologia Torácica (27 e 28 de março), e uma parte prática com a realização, entre 25 e 28 de março, no Centro Cirúrgico do HUGV, de 9 cirurgias por vídeo, com transmissão simultânea para o centro de convivência do hospital, onde os participantes poderão acompanhar em detalhes as técnicas utilizadas e dialogar em tempo real com os cirurgiões que realizam o procedimento. O público alvo do curso é de cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas e patologistas da Região Norte (Confira a programação completa).

A parte prática do curso terá como cirurgiã convidada a Dra. Paula Ugalde, professora assistente na Université Laval, em Quebec, Canadá, que demonstrará novas técnicas utilizadas em videotoracoscopia e discutirá o processo com os participantes.

Já o II Simpósio de Oncologia Torácica acontecerá no Auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da Ufam, e terá como palestrantes William William Júnior, Diretor-médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e professor do MD Anderson Câncer Center da Universidade do Texas (EUA) e Felowship em Oncologia pelo Hospital Sirio Libanês; Adelaide Portela, oncologista da Fundação Cecon e Oncoclin e o William Fuzita, oncologista clínico e Diretor Técnico da Clínica Sensumed.

O Curso de Oncologia Torácica será promovido pela Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica em conjunto com o Hospital Universitário Getúlio Vargas, Universidade Federal do Amazonas, Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.