Centros Acadêmicos de Engenharia Elétrica recebem calouros das três habilitações na sexta, 1°

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Acolhida dos Calouros de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas será realizada nesta sexta-feira, 1º de março, das 8h30 às 12h, sob a coordenação dos Centros Acadêmicos de Engenharia Elétrica – Eletrotécnica (Caelt), de Engenharia Elétrica – Eletrônica (Caetron) e de Engenharia Elétrica – Telecomunicações (Catel). Na programação, os novatos serão apresentados aos laboratórios do curso, além de receberem informações importantes para a vida acadêmica, como acesso à biblioteca e ao e-Campus e a participação em projetos de pesquisa, extensão e inovação.

Conforme explicam os presidentes do Caelt e do Caetron, Lucas Silva e Yago Menezes, o evento já faz parte do calendário anual da Engenharia Elétrica e tem o objetivo de mostrar aos calouros como funciona a estrutura do curso, quem são os discentes e os docentes e quais são as principais oportunidades durante o período de graduação. Os professores Renan Paiva (Eletrotécnica), Carlos Augusto Cruz (Eletrônica) e André Luiz Cavalcante (Telecomunicações) coordenam cada uma das três habilitações em Engenharia Elétrica ofertadas na Faculdade de Tecnologia (FT).

Vida acadêmica

A programação inclui visitas aos laboratórios de Informática, Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica, Máquinas Elétricas, Robótica e “Bug Hackers”. Este último espaço é novo e será utilizado como local de estudos. Ao longo do tempo de graduação, os novatos terão a oportunidade de trabalhar em todos esses laboratórios em aulas práticas das disciplinas curriculares ou no desenvolvimento de pesquisas.

“Além das visitas aos laboratórios, faremos uma apresentação dos Centros Acadêmicos e do corpo docente. Também compartilharemos informações úteis para essa etapa de início da vida acadêmica”, adiantam os graduandos ao reforçar o convite aos futuros colegas. A plataforma e-Campus, por exemplo, permite o acesso a informações sobre matrícula, grade, horários, notas e frequência, além da impressão de declarações (como a do Restaurante Universitário). O sistema de bibliotecas também será apresentado.

Outro tema que desperta muito interesse dos acadêmicos são as oportunidades de realizar projetos de extensão, de pesquisa e de inovação, inclusive com a possibilidade de receber bolsa-auxílio pelo período de um ano.

Facebook: /Caelt.Ufam