Ufam participa da Conferência de Puebla, no México
Evento internacional, voltado a discutir as capacidades e sinergias para a internacionalização na América Latina e no Caribe, acontece até esta sexta-feira,15, no Complexo Cultural Universitário da Universidade mexicana de Puebla.
Representada pelo assessor-adjunto da Assessoria de Relações Internacionais (Arii), professor José Barbosa Filho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participa até esta sexta-feira, 15, da Conferência de Puebla, no México.
O evento, intitulado “Capacidades e sinergias para a internacionalização na América Latina e no Caribe” teve início no dia 13 de fevereiro e é realizado no Complexo Cultural Universitário da Universidade Autônoma da Benemérita de Puebla, no México.
Promovida pela Rede Regional para o fomento da Internacionalização da Educação Superior Na América Latina (RIESAL) e com financiamento do programa Erasmus da União Europeia, a conferência gratuita tem como objetivo divulgar as realizações da RIESAL e promover o intercâmbio de boas práticas que gerem sinergia entre as instituições de ensino superior, governos e organizações não-governamentais sobre questões de internacionalização do ensino superior na América Latina e Caribe.
Entre as atividades programadas estão oficinas sobre a captação de projetos; apresentações de projetos que atendem a área de internacionalização e a mesa Redonda sobre Políticas de Internacionalização da Educação Superior dos países participantes da RIESAL.
A assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil, destaca a importância da participação da Universidade no evento. “Essa conferência no México tem a maior importância para a Ufam, especialmente por se tratar de um encontro de treinamento dos entes envolvidos na internacionalização universitária, pois objetiva prepará-los para a captação de bolsas Erasmus, um programa da Unidade Cultural Europa, que tem oferecido bolsas apenas para a Europa, ou seja, criada pela Europa para ser usada na Europa, mas nesse momento em que há uma mudança nessa política no sentido de abrir oportunidade para a América Latina, nós, da Ufam, queremos sair na frente e só participando de eventos como esse estaremos preparados para a captação de bolsas Erasmus”, declarou a gestora.