Professor Marcos Castro expõe ‘Contemplações da Amazônia’ na Casa das Artes

O professor Marcos Castro, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Degeo/Ufam), realiza a exposição ‘Contemplações da Amazônia: A Geografia retratada pela pintura’, com abertura no dia 16 de fevereiro e se estendendo até 31 de março, na Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, 564, Centro.

De acordo com o artista, toda arte que de alguma forma retrata os elementos da natureza ou da sociedade, está na verdade retratando a Geografia. Para ele, a Geografia possui cores, volumes, formas, compondo a Arte que a natureza e a sociedade produzem; em que traduz cores, matizes, múltiplas formas e conteúdos dispostos na paisagem que revela a riqueza dos objetos.

Nesse sentido, o professor acredita que a Geografia e a Arte estão amalgamadas, formando as dimensões do real e das realidades. O real existe enquanto objetividade da existência da natureza, dos seres e objetos que nos precedem. A realidade existe como forma de expressão e interpretação desse real, sendo, portanto, subjetiva. Dessa forma existe um real, posto que este independe de nossa existência, sendo objetivo, disse o docente.

Para Marcos Castro, em se tratando da realidade, existem tantas quanto pessoas para interpretá-las. É dessa forma que a Arte, como realidade interpretativa dos objetos do real, representa a Geografia, neste caso específico, na pintura, com suas formas e cores, invocando no ser que a contempla emoções de sua própria realidade vivida, explica o artista.

“Assim, a Geografia como ciência (Ciência Geográfica) e as Artes Visuais (neste caso a pintura) podem ser entendidas como complementares, pois nem a arte visual da pintura pode ser entendida como desvinculada da Geografia, sobretudo quando se fala da categoria paisagem, como tampouco a Geografia não pode se desvincular da Arte, constituindo o modelo maior para a retratação da realidade pintada a partir da visão doartista”, conclui.

Sobre o professor-artista

Marcos Castro é doutor em Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Ele faz a fusão, em sua produção artística, da arte visual da pintura com a ciência geográfica, trabalhando formas e cores na paisagem aliadas às dimensões de pertencimento e cultura, envolvendo tanto a natureza quanto os aspectos humanos, considerando-os indissociáveis na paisagem e na Geografia.

O professor retrata a Amazônia, a partir do movimento da natureza e das pessoas, buscando o cotidiano regional em suas pinceladas e imprimindo conteúdo de observação e criticidade  de percepção em seus trabalhos.

Informações: (92) 99185-2596.