Ufam sedia, pela primeira vez, Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol

A décima oitava edição do evento está programada para ocorrer entre os dias 4 e 7 de novembro

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (CBPE). A décima oitava edição do evento é organizada pela Faculdade de Letras (FLET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com a Secretaria Nacional das Associações de Professores de Espanhol (SENACAPE) e a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM).

O evento pretende proporcionar um espaço para a reflexão sobre os rumos e as perspectivas para o ensino de Espanhol no Brasil. Estudos linguísticos sobre a Língua Espanhola; Estudos culturais e literários hispanófonos e Políticas linguísticas, formação de professores e ensino de Língua Espanhola e de suas literaturas são os eixos temáticos do Congresso, os quais serão abordados nos formatos Simpósios Temáticos (ST), minicursos; comunicações individuais e pôsteres.

O diretor da Faculdade de Letras da Ufam (Flet/Ufam) e membro da Comissão Organizadora do Congresso, professor Wagner Barros Teixeira, comenta sobre o ineditismo da realização do evento em Manaus. “A realização do Congresso, pela primeira vez, em Manaus, mostra o reconhecimento nacional da força do hispanismo e da importância da Língua Espanhola no Amazonas. O estado foi escolhido como sede do evento em reunião das Associações de Professores de Espanhol do Brasil todo, ocorrida no CBPE anterior, realizado em Belém, no ano de 2017. Desde então, aceitamos o desafio e estamos trabalhando com os parceiros para poder realizar um evento que marque as edições do congresso e mostre ao país a relevância e as funções sociais que o Espanhol assume aqui, em nosso querido Amazonas”, destaca o diretor da Flet.

As inscrições podem ser realizadas no  site do Congresso.

Mais informações podem ser conferidas no site do XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol