Cine & Vídeo Tarumã inaugura uma nova linha da programação com homenagens a artistas do mundo cinematográfico. Meryl Streep é a primeira contemplada.

Na última semana de junho, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, faz uma deferência especial à atriz Meryl Streep exibindo os três últimos filmes comerciais em que ela participou como protagonista. Intitulada “O Artista do Mês: Meryl Streep”, a semana inaugura uma nova linha da programação do projeto, que é a de homenagear mensalmente um artista do mundo cinematográfico.

Meryl Streep é uma atriz renomada na indústria cinematográfica e atualmente é recordista de indicações ao Oscar, entre homens e mulheres, tendo recebido 17 indicações no total, além de ter sido indicada 26 vezes ao Globo de Ouro. Com dois Oscar principais e um de Atriz Coadjuvante na carreira, Streep é famosa por ser uma perfeccionista em sua arte, meticulosa e cuidadosa em sua preparação para seus papéis, tendo como resultado uma série de performances aclamadas. A garçonete de Nova Jérsei se interessou pela atuação quando estudava na Vassar College. Estudou música, arte dramática e ópera na Universidade Yale. Os filmes selecionados pelo Cine Tarumã são os últimos concluídos e lançados com a atriz, um deles aclamado pela crítica justamente por sua interpretação, que acabou lhe concedendo oito prêmios máximos em diversos festivais mundiais.

Iniciando a homenagem, na segunda feira, 24, será exibido o filme Julie & Julia, de 2009, da diretora Nora Ephron. A película conta a história da americana Julia Child (Meryl Streep) que, a partir de 1948, vai morar na França acompanhando o marido (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela estudou culinária e a preparar pratos de cozinha, passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto e escreveu o livro de 524 receitas “Dominando a Arte da Culinária Francesa”. Cinquenta anos depois, nos Estados Unidos, Julie Powell (Amy Adams), aos 30 anos e frustrada secretária temporária, resolve passar um ano cozinhando as receitas de Julia e relatando sua experiência em um blog denominado “The Julie/Julia Project”. Esta é a história de duas mulheres que têm em comum a vontade de sair do estado de deriva e encontrar algo que dê realmente prazer na vida.

Na quarta feira, 26, exibe-se o filme pelo qual a atuação de Meryl Streep foi reconhecida ultimamente: A Dama de Ferro (2011), da diretora britânica Phyllida Lloyd. O filme pretende ser uma livre biografia da líder Margaret Thatcher antes de ela assumir a condição de primeira-ministra e  ascender na política internacional. Margaret quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida no mundo da política britânica dominado pelos homens. É apresentado o período em que a líder conduz com mão-de-ferro uma política impopular, que massacrou a classe trabalhadora, e o conflito com a Argentina, naquilo que ficou conhecido como “A Guerra das Malvinas”. Depois de ter vivido papéis de uma polonesa, italiana, irlandesa, uma freira rigorosa, uma psiquiatra entre outros personagens, sendo mocinha e vilã, parecia que nada mais Meryl Streep teria a provar como atriz de cinema. No entanto, ela acaba superando-se ao viver o desafio de ser Margaret Thatcher, arrebatando vários prêmios internacionais, entre eles o Oscar.

Fechando a semana, na sexta feira, 28, será apresentado o filme Um Divã Para Dois (2012), do diretor americano David Frankel. No filme, Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o Dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão. A leve e deliciosa comédia mais uma vez ressalta a versatilidade da atriz, que, juntamente com os dois parceiros da trama, trazem à tona questões de longos relacionamentos e o sexo depois dos 50 anos. O filme fez a indicação de Meryl para o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.