HUGV-Ufam participa de ação nacional de combate ao câncer de Pele

Ambulatório Araújo Lima do HUGV terá atendimentos neste sábado, 1º de dezembro

Neste sábado, 1º de dezembro, de 8 as 14 horas, o Ambulatório Araújo Lima (AAL) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), filial da rede Ebserh, será novamente uma das sedes do 'Dezembro Laranja', Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida em todo país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Manaus, além do AAL, a campanha acontece também na Fundação Alfredo da Matta e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. O Ambulatório Araújo Lima fica na Rua Afonso Pena, 691 - Centro, entre Boulevard Álvaro Maia e Avenida Ayrão.

Com o tema 'Se exponha, mas não se queime', a campanha visa, segundo a SBD, informar a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, dermatologistas, residentes, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio, estarão atendendo a população com suspeita de câncer de pele, fazendo exame preventivo. Não é necessário agendamento prévio. Além da consulta inicial, nos casos em que se mostrar necessário o paciente será encaminhado para procedimentos e tratamento.

Na edição  do ano passado, o HUGV atendeu 120 pessoas durante a campanha. O câncer de pele se caracteriza pelo crescimento anormal das células da pele e, dependendo da camada afetada, o paciente pode apresentar diferentes tipos da doença: os carcinomas do tipo Basocelular, Espinocelular (mais comuns) e o Melanoma, o tipo mais agressivo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros. Além do HUGV, vários outros hospitais filiados à rede Ebserh participarão da campanha em todas as regiões do país, com expectativa de alcançar com atendimentos centenas de pessoas em todo o território nacional.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, estima-se que mais de 165 mil novos casos de câncer da pele não melanoma serão diagnosticados. No Amazonas, dados da Fundação Alfredo da Matta apontam 408 casos da doença diagnosticados na instituição em 2017 e dados parciais de 2018 (até setembro) já confirmam 308 casos.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.