I Seminário Inter-regional de Custos, Governança e Auditoria no Setor Público acontece nos dias 6 e 7 de dezembro

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promovem, nos dias 6 e 7 de dezembro, o I Seminário Inter-regional de Custos Governança e Auditoria no Setor Público – Um Sistema de Governança para o Brasil - O que não se mede e avalia não se gerencia. O evento é a versão regional da iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).

Sistema de Gestão e Termos de Cooperação

O Seminário tem o propósito de demonstrar o desenvolvimento das atividades relacionadas à implantação do Sistema de Gestão e Governança Baseado em Custos, cuja implementação experimental deverá ser ampliada em 2019, em novos municípios brasileiros e entidades estratégicas de educação e saúde. Durante o seminário também haverá a assinatura dos termos de cooperação entre a Fundação Universidade de Brasília, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Amazonas, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará e a Fundação Universidade do Amazonas.

Programação

A proposta de um sistema de Governança para o Brasil e como adotar melhores práticas da governança municipal em Educação e Saúde estão entre os assuntos a serem debatidos durante o evento, que contará com a participação de dirigentes do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Ruy Barbosa, Associação Amazonense dos Municípios e demais representantes de instituições parceiras. A programação será realizada Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, localizado na Av. Efigênio Salles, 1155 – Aleixo.

Inscrições

Interessados têm até o dia 3 de dezembro para confirmar a participação junto à Secretaria de Educação Superior do MEC, no telefone (61) 2022-2444, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou junto à Assessoria Especial da Reitoria da Ufam, pelo celular (92) 99443-4087 ou e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou, ainda, pelo site do evento: www.governancaparaobrasil.com.br

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

1º. Dia 6/12/2018

14:30h - Recepção dos Participantes/Credenciamento

15:00h - Solenidade de Abertura do Evento

16:30h - Solenidade de Lançamento do Projeto: Um Sistema de Governança para o Brasil

17:30 -Mesa 1: Ações Interfederativas, pesquisa, gestão pública e controle.

19:30 - Encerramento das atividades do dia

2º. Dia 7/12/2018

08:30h -Recepção dos Participantes

09:00h – 10:30h- Mesa 2: Experiências de Implantação do Sistema de Gestão e Governança Baseado em Custos — Um Modelo para o Brasil

10:45h – 12:15h: — Mesa 3: Governança Municipal em Educação, Saúde, Inovação e Melhores Práticas

12:25— Mesa de encerramento.