Ufam recebe a primeira Biblioteca Humana de Manaus dia 26

A comissão de Enfrentamento à Violência Obstétrica da Universidade Federal do Amazonas, por meio da disciplina ‘Gênero e Cuidado em Saúde’, realiza, no dia 26 de novembro, a primeira Biblioteca Humana de Manaus.

A Biblioteca Humana será ‘instalada’ no hall 2 da Faculdade de Ciências Agrárias, setor sul do campus, das 14 às 17h. Quem desejar ler um ‘livro’, deve selecionar o título no catálogo da biblioteca, emprestá-lo e devolver após 20 minutos.

Os 'livros' são pessoas reais, voluntárias, capazes de comunicar a sua realidade pessoal, de que foram vítimas de violência, discriminação ou exclusão social e estejam disponíveis para se encontrar, num ambiente aberto, acolhedor e seguro, com um ou mais ‘leitores’ interessados.

De acordo com a professora Jaila Borges, organizadora da atividade, este é um método concebido para promover o diálogo, reduzir preconceitos e estimular a compreensão: “Os encontros são uma oportunidade para a aprendizagem, tendo um papel importante na sensibilização sobre a importância dos direitos humanos para o bem-estar pessoal de todos”, afirma a docente. “O propósito principal é desafiar o que nós pensamos saber sobre outros membros da comunidade, desafiar os nossos estereótipos e preconceitos num ambiente positivo, onde as perguntas difíceis são aceitas, esperadas e agradecidas”, conclui.

Toda a comunidade universitária está convidada a participar como leitores dos livros (pessoas) que irão compor a primeira biblioteca humana da Região Norte. Nesta primeira ‘versão’, a temática será violência obstétrica.