Antropologia das técnicas” é tema de seminário com participação de professor da Universidade D’Artois

Atividade é voltada para alunos da Ufam e será realizada nos dias 13, 14 e 16 de novembro, sob a coordenação da professora Marilene Corrêa

As diferentes formas de conhecimento nas sociedades tradicionais e ​​seu confronto com os saberes do mundo ocidental, a partir da “Antropologia das Técnicas”, será o tema principal do seminário promovido pelo Grupo Científico do Laboratório de Estudos Interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), sob a coordenação da professora doutora Marilene Correa Silva de Freitas.

A atividade será realizada nos das 13, 14 e 16 de novembro, das 14h às 17h30, na sala 7 da Faculdade de Direito (ao lado do auditório), e contará com a participação do antropólogo e professor doutor da Université d'Artois, na França, Olivier Meunier. Ele é pesquisador de experiência continental em estudos antropológicos realizados junto a grupos e manifestações socioculturais em diversos países como México, Nigéria, Romênia e países árabes, sendo considerado ainda um importante colaborador da Amazônia e do Brasil com suas pesquisas no país e na região amazônica.

As inscrições para participação no seminário podem ser feitas nos dias do evento, via requerimento padrão, a ser preenchido e entregue diretamente na Secretaria do PPGSCA, situada no primeiro bloco do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do Campus. A atividade é aberta a alunos de graduação e pós-graduação da instituição, e será certificada para aqueles que cumprirem os requisitos de participação e presença, podendo ser aproveitada como disciplina eletiva para os pós-graduandos e como atividade de extensão para os graduandos.

Conforme explica a coordenadora da atividade, professora doutora Marilene Corrêa, em que pese a relação de proximidade que mantém com instituições de pesquisa no Amazonas, esta será a primeira vez que Olivier Meunier ministrará seminário sobre o tema Antropologia das Técnicas no Estado. “O curso é de grande importância, pois aborda a relação homem-natureza a partir das escolhas técnicas dos grupos humanos, os quais selecionam, aprimoram e organizam essas técnicas para, por meio desses processos, organizar suas atividades de sobrevivência no plano material e no plano simbólico”, destacou.

Informações: (92) 3305-1181 (Ramal - 4581) / (92) 99128-6406