Colegiado Negro, do PPGAS, realiza seminário sobre visibilidade negra no Amazonas dia 23
O Colegiado Negro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), convida a comunidade acadêmica da Ufam e demais interessados a participar do evento ‘Quem disse que não há negr@s e quilombolas no AM não sabe o que é axé e dendê: seminário de articulações e estratégias para visibilidade negra no AM’, que acontece no dia 23 de novembro, às 8h30, no Auditório Paulo Burhein, Setor Sul.
O objetivo do seminário é discutir acerca das ações para a visibilidade da população negra bem como seus conhecimentos, patrimônios, afirmação da identidade étnica e seus modos de viver no estado do Amazonas. Para isso, será proposto debates que integrem docentes, discentes, pesquisadores (as), representantes de associações e de religiosidades de matrizes africanas, movimentos sociais de mulheres negras, afro pesquisadores e comunidade manauara em geral.
Manaus adotou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) como feriado e o Colegiado Negro (PPGAS/Ufam) compreende que se trata de um momento político primordial para viabilizar ações acerca das relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo no Amazonas, combate ao preconceito, ao racismo, discriminação racial e religiosa, no almejo da promoção da valorização da negritude por meio de políticas públicas e conquista de direitos.
Os participantes do evento terão direito ao certificado de participação na forma eletrônica (envio por email). Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 2355 / 99181-5480. Inscrições até o dia 19 de novembro pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no dia do evento, no local.
Confira a programação:
(Manhã)
8h30 - Abertura: Prof. Dr. Gilton Mendes (Coordenador do PPGAS/Ufam)
9h - Abertura Musical: Karen Francis
9h30 - Palestra inaugural: “Vamos falar sobre negros na Amazônia” – Prof. a Dr. a Rosa Elisabeth Acevedo Marin (UFPA)
10h30 - Roda de Conversa 1: “Identidade, Direito e Gênero” – Christiane Eveng (membro do Núcleo LEPAPIS e mestranda PPGAS/UFAM), Fenou Mawuenan Japhet Gbohounon (etnia Fon/Aizo e representante dos estudantes africanos no AM), Nyelsen Beckman (membro do Núcleo NAURBE e mestrando PPGAS/UFAM), Mãe Maria do Jacaúna (Instituto Nossa Senhora da Conceição do Zumbi), Luiza de Marilac Mileo Moreira (membro do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, doutoranda PPGAS/UFAM), Tereza dos Santos (pedagoga e representante do Movimento de Mulheres Negras em Manaus/Dandara)
11h30 - Sorteio de brindes
12h - Feijoada com Música Afro
(Tarde)
14h - Roda de Candomblé com o Babalorixá Arlyson d’Oxum Karê e membros do Ile Aṣẹ Afará Biwá
14h30 - Palestra “Danças Dramáticas e Negrxs no Amazonas” - Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga (Ufam)
15h30 - Roda de Conversa 2: “Histórias de vida, Memórias e Narrativas” - Glacy Ane Santos (membro do Núcleo NAURBE e doutoranda PPGAS/UFAM), Babalorixá Arlyson d’Oxum Karê, Larissa de Albuquerque Silva (pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES e doutoranda PPGAS/UFAM), Cassius Fonseca (representante do Quilombo do Barranco do bairro Praça 14 e presidente da AMONAN), Vinícius Alves da Rosa (professor SEMED/Manaus), Tharcísio Santiago (membro do Núcleo NAURBE e doutorando PPGAS/UFAM), Kaká Bonates (Mestre de Capoeira do Grupo Matumbe Capoeira e pesquisador do INPA)
16h30 - Sorteio de brindes
17h - Encerramento com Roda de Capoeira