III Siscultura ocorre na Ufam, entre os dias 21 e 23 de novembro. Inscrições abertas

Com programação intensa e diversificada, evento está consolidado na comunidade científica regional
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

O Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam). Em sua terceira edição, a ser realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o evento trata dos processos socioculturais na Amazônia e na Pan-Amazônia por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais, lançamento de livros, paineis, exposições de pôsteres e atividades culturais.

“A Amazônia brasileira é uma realidade complexa em sua historicidade, espacialidade e diversidade cultural dentro do contexto da Pan-Amazônia, a qual compreende os oito países da América do Sul, compondo a diversidade de povos e culturas que estruturam sua existência em sociedade, em Estados Nacionais e em comunidades”, informa a página do Seminário.

O Siscultura tem como público de interesse professores/pesquisadores, discentes de graduação e de pós-graduação, professores de ensino básico e ouvintes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro. Também é possível se inscrever em apenas uma das atividades.

O credenciamento do III Siscultura será nos dias 21 e 22 de novembro de 2018, no Hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário. A conferência de abertura, com o tema “Amazônia, Cultura e Pensamento Social”, será no primeiro dia de evento, às 9h30, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Programação

No dia 21, das 11 às 12h, ocorre o lançamento de livros. Na tarde do primeiro dia, serão realizados 11 minicursos concomitantes e, das 17 às 18h, será realizada a mesa-redonda “Amazônia, Cultura e Imaginário”. Em seguida, a primeira atividade cultural será um show da banca Alaíde Negão.

O segundo dia já terá início com uma atividade cultural, seguida pelos paineis “Amazônia nas Vozes dos Rios” e “A Pan-Amazônia e o Pensamento Ecocrítico”. Ainda pela manhã, ocorrem os paineis “Mitopoética Amazônica” e “Epistemologia e barbárie na Amazônia”. No turno vespertino, haverá comunicações orais em Grupos de Trabalho (GTs), exposição de pôsteres e oficinas, estas tratando das temáticas música, teatro, cinema e artes visuais.

No dia 23, a programação terá continuidade com a terceira atividade cultural, das 8h30 às 9h, seguida pela mesa redonda “Formação Social e Pensamento da Amazônia”. Das 11 às 12h, ocorre o Simpósio Temático “Educação e Povos Indígenas no Contexto Amazônico”. Após o intervalo, serão realizadas a segunda sessão de comunicações orais e o encerramento. A programação detalhada está disponível na página do evento.

Sobre o PPGSCA

O PPGSCA é um programa de pós-graduação que busca dar respostas a um conjunto de enormes desafios; compreender a Amazônia é um dos mais relevantes porque implica considerar questões como as dimensões da sustentabilidade e das especificidades culturais, étnicas, históricas, econômicas e sociais.

Informações: (92) 3305-1181 (Ramal - 4581) / Cel: (92) 99128-6406