Pesquisadores da Ufam e da ANA realizam expedição científica no Rio Negro

Mapa de pontos a serem visitados pela ExpediçãoMapa de pontos a serem visitados pela ExpediçãoSerão visitados pelo menos 20 pontos, nos quais a equipe fará coletas de água e de sedimentos, além de realizar medições e análises da geomorfologia fluvial

Entre os dias 14 de novembro e 4 de dezembro, um grupo de 14 pesquisadores fará uma expedição científica com o objetivo de estudo do Rio Negro. O grupo é composto por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Francês de pesquisas para o desenvolvimento (IRD) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A iniciativa é parte do plano de trabalho de acordos celebrados entre a Universidade e a ANA e ainda entre a Ufam e o IRD. Além disso, trata-se da primeira ação do Projeto Rio Negro TAR - Tempo, Água e Rocha, recém-aprovado no Edital Procad - Amazônia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Projeto Rio Negro TAR envolve ainda a Universidade Federal Fluminense (UFF).

20 dias no Rio Negro

A expedição é liderada pelo Grupo de pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A), vinculado ao Departamento de Geociências da Ufam. Entre os principais objetivos do trabalho estão a coleta de amostras e a realização de medições para o estudo das águas, dos sedimentos e da geomorfologia fluvial do Rio Negro.

Equipe prepara material de viagem ao Rio Negro (Lab. Geoquímica Dege-Ufam). Foto Nayara DinizEquipe prepara material de viagem ao Rio Negro (Lab. Geoquímica Dege-Ufam). Foto Nayara Diniz

Serão visitados pelo menos 20 pontos para coleta de material (água e sedimentos), e para a realização de medições de vazão e de reflectância. Em seguida, serão realizados estudos de balanço hídrico e variações na cor da água a partir de imagens de satélite.

Com os dados, os pesquisadores pretendem estudar de que modo, ao longo do tempo geológico, água e rocha vem interagindo no processo de formação e funcionamento da bacia hidrográfica do Rio Negro. Especial atenção será dada aos arquipélagos de Mariuá e Anavilhanas, cujos processos de formação ainda são pouco conhecidos.

Tempo, Água e Rocha

Essa expedição é a primeira do Projeto Rio Negro TAR, que também busca produzir dados para subsidiar discentes de pós-graduação a realizarem seus estudos e a consolidarem as ações dos PPGs em Geociências e em Química da Ufam; em Clima e Ambiente do Inpa; e em Geoquímica UFF. Tudo isso com o apoio da Capes/MEC.

A expedição também tem o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).