Os 40 anos da Geografia Crítica no Brasil serão discutidos em evento do PPGeog, no dia 21

Promovido para relembrar um importante momento da história da Geografia do Brasil, o Encontro da Associação dos Geógrafos Brasileiros, o evento '1978 – Quarenta anos depois: A Geografia da Crítica' reunirá, no dia 21 de novembro, profissionais, estudantes e pesquisadores da área no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia, com atividades nos três turnos. Para participar é preciso efetuar inscrição na página do evento.

Realizadas por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog), as atividades abrangem mesas-redondas nos turnos matutino e vespertino e a conferência principal, durante a noite. No primeiro momento do dia, além da abertura oficial, ocorrerá, de 8h30 às 9h, a mesa-redonda '1978 e o lugar da Geografia Crítica no pensamento geográfico brasileiro: marxismo e urbanização', composta pelos professores da Ufam, Ricardo José Nogueira e Paola Santana, e pelo professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Eudes André Souza. Com o objetivo de discutir, a partir do resgate de contextos históricos, como o marxismo influencia a concepção de Geografia dos futuros professores brasileiros. A partir disso, trazendo a Geografia Urbana ao debate, como os estudos urbanos em uma leitura crítica são realizados a partir de então, e como é formada, devido a essa influência, uma “escola de Geografia Urbana” na Universidade de São Paulo.

À tarde, de 14 às 17h, ocorre a mesa-redonda “A produção do espaço e da natureza: perspectivas críticas nas Geografias Humanista, Física e Agrária”, tendo como membros os professores Amélia Regina Nogueira, Natacha Cíntia Aleixo e Manuel Cruz, do Departamento de Geografia da Ufam. Segundo os organizadores, a mesa-redonda será uma oportunidade para discutir acerca de como os estudos críticos, principalmente a partir de 1978 entram nos estudos das relações rurais, do campesinato e da Geografia Agrária como um todo; e, colocando um elemento pouco debatido em termos de Geografia Crítica, duas palestras: uma sobre a recepção e as possibilidades de uma Geografia (Física) Crítica, e outra acerca de uma Geografia que é radical (Humanista), mas que se diferencia em determinados aspectos da Geografia crítica dita marxista.

Encerrando a programação, o turno noturno, das 18h às 21h, será dedicado à conferência principal, a ser realizada pelo professor José Borzacchiello da Silva, grande nome da Geografia brasileira e grande conhecedor de sua história e discussões internas. O objetivo desta conferência é mostrar como se deu o evento de 1978, a partir de seus personagens principais e como, internamente, o encontro daquele ano estava destinado a marcar a Geografia brasileira como um ponto de ruptura. O professor convidado, contemporâneo dos personagens da época, é também uma testemunha e um sujeito do que ocorreu em 1978.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 4206