Palestra sobre a Prevenção do Diabetes será transmitida pela Telessaúde no dia 14 de novembro

Faculdade de MedicinaFaculdade de MedicinaCom o tema “Diabetes – conheça um pouco mais para poder cuidar melhor” a palestra que trata da prevenção do Diabetes ocorre na próxima quarta-feira, 14 de novembro, das 8h30 às 10h, no auditório Doutor Zerbini, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam), sendo proferida pela médica Deborah Laredo Jezini. A atividade será transmitida para a sala de treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e para as unidades fora da sede.

O evento é parte de um ciclo de palestras organizado em parceria entre o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), a Faculdade de Medicina, a Progesp e a Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade (GMTS), que coordena as atividades. Participam ainda da iniciativa a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ebserh).

O objetivo dos organizadores é desenvolver ações de educação em saúde com enfoque na prevenção de doenças e agravos à saúde, visando à promoção e à manutenção da qualidade de vida dos servidores e trabalhadores em geral.

Diabetes Mellitos

É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Próximas palestras

* 27/11 – Tema: Câncer de Próstata - Médico Cristiano Paiva.

* 13/12 – Tema: AIDS, Panorama Atual no Amazonas - Médica Dessana Francis.

** Com informações: Ministério da Saúde

Anexos: