Cecam realiza curso sobre Assédio Moral no trabalho

A Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (Cecam), visando difundir conhecimento quanto às questões de saúde e jurídicas que envolvem o assédio moral, realiza o curso ‘Assédio Moral no Trabalho: causas, manifestações, consequências e formas de abordagem psicossocial, administrativa e jurídica’, estruturado em 3 módulos de 20 horas (60 horas aula no total), totalmente gratuito.

O primeiro módulo abordará as questões de saúde e suas implicações jurídicas (20 horas aula), com o objetivo de fortalecer o oferecimento de atendimento humanizado quando prestadas as primeiras orientações e os corretos encaminhamentos psicológico, médico, jurídico e administrativo ao trabalhador que tenha adoecido em decorrência do assédio moral. Neste módulo serão tratados temas pertinentes, como seus desdobramentos psicossociais, ambiente de trabalho em situação de risco, retorno ao trabalho, ações de vigilância, encaminhamentos e recomendações, retorno ao trabalho, notificações compulsórias, conceitos de acidente de trabalho em casos de transtorno mental, base legal, investigação do nexo de causalidade.
Podem participar graduados e graduandos de todas as áreas do conhecimento, advogados, assistentes sociais, psicólogos, médicos, peritos, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho, representantes sindicais, administradores, economistas, sem exceção.
Este módulo será ministrado por professores e profissionais da Universidade Federal do Amazonas, do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (LAPSIC), Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e perito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

Este primeiro módulo acontece de 05 a 09 de novembro, das 15h às 19h, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), localizado na avenida André Araújo, s/n – Aleixo.

O segundo módulo tratará sobre os aspectos jurídicos e administrativos e, o terceiro, abordará questões que caracterizam o assédio moral, a ser ministrado pelos professores Margarida Barreto e José Roberto Heloani, em data a ser definida.