Seminário debate mudanças no ensino médio

O Instituto de Ciências Humanas e Letras, ICHL, promoveu hoje, 14, no auditório Rio Jatapu, de 9h às 12H, na Faculdade de Educação, Faced,  seminário sobre a reformulação do ensino médio. Por iniciativa do deputado federal Francisco Praciano e, do diretor do ICHL, Nelson Noronha, o evento reuniu autoridades da educação para discutirem mudanças no currículo nacional do ensino médio.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador do curso de Língua Inglesa da Ufam, professor Bruce Osborne, pelo deputado federal Francisco Praciano, coordenador de seminários sobre o ensino médio no Brasil da comissão de educação da Câmara dos Deputados, do diretor de políticas e programas educacionais da Seduc, professor Edson Melo, da diretora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, UEA, professora Egle Wanzele, da presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Fernanda Nascimento Melo, do ex-diretor do Ifam/zona leste, professor José Maurício Rego Feitoza e, da diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Ísis Neves.

O objetivo do seminário foi provocar as entidades que tratam sobre educação. Diversos questionamentos de profissionais em educação e representantes de entidades e de órgãos públicos foram colocados em discussão com o intuito de propor uma norma nacional sobre o ensino médio. Foi uma iniciativa do deputado Francisco Praciano, que é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, realizar o evento, disse o diretor do ICHL, Nelson Noronha.

O diretor de políticas e programas educacionais da Secretaria Estadual de Educação, Edson Melo, questionou a carga horária do ensino de matemática e língua portuguesa “a carga horária das duas disciplinas é pequena. Só são três aulas por semana”. Também apresentou diversos dados sobre a educação no país e no estado. Alguns números estatísticos expostos pelo dirigente da Secretaria demonstrou o atraso escolar em que se encontra o ensino médio no Amazonas.

O deputado federal, Francisco Praciano, também demonstrou preocupação  com a educação. “O evento, com profissionais da educação, tem o objetivo de propor mudanças no currículo do ensino médio. Criar uma norma nacional para o ensino médio é uma proposta que foi apresentar na comissão”.

A diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Ísis Neves, demonstrou preocupação com a política estadual e nacional dos trabalhadores em educação “os trabalhadores da educação, do ensino fundamental e médio, não são somente os professores. Existem os funcionários administrativos e técnicos que não são valorizados como deveriam”.