XXXI SemBio aborda o futuro da ciência, entre os dias 23 e 30

Há três décadas, atividade reúne comunidade científica para discutir temas atuais da Biologia, com programação que vai de minicursos, palestras e exposições orais até concurso cultural

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Com a proposta de debater sobre o papel social, educacional e político do biólogo, a Semana de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) chega à 31º edição. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Cabio), com o apoio do Coletivo de Mulheres de Biologia da UFAM (CoMBio) ocorre entre 23 e 30 de novembro, com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, concurso de fotografia, apresentações orais, exposição de trabalhos e espaço de resistência.

As inscrições para os minicursos estarão abertas até o fechamento das turmas, podendo se inscrever até a abertura do evento, o pagamento nesse dia será à vista. A inscrição para as palestras é gratuita. O tema central, ‘Ciência em luto: ciência que luta’, será abordado transversalmente, a exemplo do Concurso de Fotografia, cujo tema específico é ‘Ciência e Sociedade: ciência em ação’. Podem concorrer quaisquer dos inscritos na 31ª Sembio com fotografias inéditas que incentivem a prática da ciência no cotidiano, das quais três serão selecionadas conforme os critérios de avaliação divulgados.

As apresentações de trabalhos submetidos serão realizadas no setor sul do Campus Universitário, nos dias 28 e 29 de novembro, das 16h às 18h.

Programação

Os minicursos matutinos iniciam às 8h no dia 26 de novembro nas salas no prédio Paulo Bührnheim e laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o credenciamento e as inscrições de última hora iniciarão às 12h. A cerimônia de abertura será às 14h, seguida da palestra magna, ambas no Auditório Eulálio Chaves, seguido do espaço de resistência no Auditório do ICB e dos minicursos noturnos, estes com início às 18h30. No restante da semana, serão ministrados minicursos pela manhã, às 8h, e à noite, às 18h30. As palestras e mesas redondas no período da tarde serão realizadas no auditório do ICB.

Na terça-feira, haverá as palestras ‘Modelos educacionais – Diretrizes curriculares de formação de professores’, às 14h, e ‘Educação Libertária’, às 16h, além da mesa-redonda ‘Desafio do docente de biologia no ensino público e privado’.

Na quarta-feira, haverá sete palestras sobre temas ligados a perícia e conservação da biodiversidade, entre outros. Já no dia 29, além da programação de minicursos matutinos e noturnos, haverá outra sequência de palestras ao longo do dia com uma sessão organizada de relato de experiência #ExistePesquisadorSim com a abordagem dos seguintes temas: Ecologia, Taxonomia, Fisiologia, Botânica, Microbiologia, Imunologia e Educação. Nos

Para o último dia de Seminário, 30 de novembro, estão programadas a mesa-redonda ‘Preconceitos na ciência’, às 9h, e a palestra final, às 14h. Após, haverá uma solenidade de premiação seguida pelo encerramento, que terá início às 18h30.

Para quem quiser recordar esse momento, pode levar dinheiro para adquirir os produtos oficiais da SEMBIO, na SembioStore.

Perfis na web

Página: https://cosembio.wixsite.com/sembioufam2018

Facebook: www.facebook.com/sembioufam

www.facebook.com/events/309340249652077