Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração será nesta sexta, 26, na Ufam

Membro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad) desde janeiro de 2018, a Ufam apresentará, na edição regional, como o PDI da Instituição foi elaborado em sintonia com as características locais.

Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes CerquinhoPró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes CerquinhoPor Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

No próximo dia 26 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia a IV Reunião da Região Norte do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad). O encontro será realizado na sala de reunião do Gabinete do Reitor, das 9h às 18h. São aguardados 20 representantes das 10 universidades federais da Região Norte.

Pautas

Além da discussão dos critérios para distribuição do orçamento para as universidades, o encontro contará com apresentações da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “A UFT apresentará o software que trata do gerenciamento do Plano de Desenvolvimento Institucional de lá, alinhado ao orçamento e gerenciamento de riscos. Nós, da Ufam, apresentaremos como foi elaborado o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) levando em consideração as características locais, fazendo a integração do planejamento com a nossa realidade. Nossos funcionários foram treinados para elaborarem e acompanharem um PDI”, ressaltou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes Cerquinho.

Custos organizacionais

A pró-reitora destacou também que é necessário repensar as Universidades do Norte no contexto amazônico. “Eu defendo que a Região Norte precisa ter um olhar diferenciado por apresentar custos organizacionais mais elevados. A nossa logística, por exemplo, exige transporte de barco e ar condicionado em funcionamento full time, diferentemente das regiões Sudeste ou Sul”, comentou a gestora.

Forplad Nacional

A Ufam representa, desde janeiro, toda a Região Norte no Forplad Nacional, um grupo composto por 5 Universidades em que cada universidade representa uma região.

Realizado quatro vezes por ano, o Fórum Nacional tem sua última edição de 2018 agendada para os dias 20 e 21 de novembro, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).