Polo Digital de Manaus: debate será promovido pelo Fórum permanente da Proext/Ufam no dia 27

A próxima sessão do Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas será realizada no dia 27 de setembro, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam). O tema ‘Polo Digital de Manaus’ será abordado pelo professor José Alberto Machado, com trajetória profissional nas áreas de Economia e Administração.

O encontro será realizado às 15h, na Sala de Reuniões da Câmara de Extensão da Proext, localizada no segundo piso do prédio da Reitoria (Setor Norte do Campus Universitário). A CE/Proext fica localizada no Setor Norte do Campus Universitário.

O professor José Alberto da Costa Machado é economista, administrador, doutor em Desenvolvimento Socioambiental e docente aposentado pela Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Ufam. Ele também já foi coordenador geral de Estudos Socioeconômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Sobre a atividade

O Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas surgiu como uma iniciativa da Proext/Ufam para dar subsídios teóricos capazes de contribuir com a solução dos problemas mais graves que entravam o desenvolvimento econômico e social no estado.

Outro objetivo do Fórum é auxiliar na formação acadêmica dos estudantes e pesquisadores através de levantamentos de problemas e hipóteses que possam instigar o desenvolvimento da pesquisa regional, estimulando a proliferação de uma consciência amazônica voltada à solução de problemas regionais, a partir de suas condições reais objetivas e no contexto de uma política de desenvolvimento autossustentável.

Para viabilizar as discussões no âmbito da Academia, o Fórum pretende realizar, com a participação dos mais diversos segmentos sociais e acadêmicos, sessões semanais de seminários multidisciplinares e multissetoriais sobre problemas regionais, buscando a sua compreensão numa perspectiva global e inter-relacional.