PPGH e GEA promovem 'Encontros com a História das Áfricas', nesta quinta-feira, 13

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Aascom

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM) e Grupo de Estudos Africanos (GEA/UFAM) promovem o 'Encontros com a História das Áfricas', que acontece nesta quinta-feira, 13, às 14h, na Sala I do Bloco Mário Ypiranga, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Apresentar resultados da pesquisa acadêmica e novas possibilidades de investigação nas áreas temáticas relacionadas à história da religião e das sociedades africanas é o objetivo principal do evento, que terá como convidada a pesquisadora Elvira Cunha de Azevedo Silva Mea, professora catedrática aposentada do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, para ministrar a conferência “A África e a história das missões cristãs no continente”.

De acordo com a coordenadora do evento e Presidente da Associação Nacional de História – Seção Amazonas (ANPUH/AM), professora Keith Barbosa, além de apresentar resultados da pesquisa acadêmica e novas possibilidades de investigação nas áreas temáticas relacionadas à história da religião e das sociedades africanas, a pesquisadora contribuirá com sua experiência acadêmica na coordenação e direção de importantes centros europeus de pesquisa científica no campo das humanidades. A pesquisadora chegará ao país, com apoio do CNPQ, para dar início a missão científica como pesquisadora visitante na UNIFESP e apresentará o projeto internacional de pesquisa em desenvolvimento intitulado História das Missões em África, realizado entre a Universidade do Porto e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

“Ao recebermos como convidada a pesquisadora portuguesa, esperamos contar com sua experiência acadêmica na coordenação e direção de importantes centros europeus de pesquisa científica no campo das humanidades. Por meio do PPGH/Ufam, a participação da pesquisadora em nossas atividades acadêmicas poderá fomentar a construção de inéditas parcerias e intercâmbios internacionais entre o  Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), criado em 2007, na Universidade do Porto, e a Universidade Federal do Amazonas”, comenta Barbosa.

Sobre a palestrante

Elvira Cunha de Azevedo Silva Mea é natural e residente na cidade de Porto, em Portugal, onde, na Faculdade de Letras, se licenciou e doutorou em História Moderna e Contemporânea, exercendo presentemente as funções de professora associada. É vice-presidente do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, dirige uma linha de investigação nessa área e  coordena os Seminários de História do Mestrado em Estudos Africanos; no âmbito da História Moderna e de Estruturas Religiosas no Mestrado em Estudos Locais e Regionais do Departamento de História.

Com uma pesquisa histórica ligada, sobretudo ao Judaísmo, Cristãos-novos, Inquisição e Marranismo no âmbito social, cultural e das mentalidades, é autora dezenas de trabalhos publicados no País e no estrangeiro.