Michel Foucault e Walter Benjamin são tema central da Semana de Filosofia, de 10 a 14 de setembro

Michel FoucaultMichel FoucaultA Semana de Filosofia de 2018 discutirá, de 10 a 14 de setembro, a influência das obras dos pensadores Michel Foucault e Walter Benjamin. Com os professores Taisa Palhares e Ernani Chaves como palestrantes convidados, o evento terá ainda minicursos em sua programação.

No primeiro dia da Semana, além da solenidade de abertura, as 14h, será realizada a mesa-redonda sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia da UFAM, seguida da apresentação de trabalhos de docentes do curso, Deodato Ferreira e Sandro Amorim. As atividades ocorrem no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.

Entre os destaques da programação estão, na terça-feira, a oficina de preparação para aulas no ensino médio, ministrada pela professora Najara Moreira e a apresentação de trabalhos de discentes de graduação e pós-graduação. No terceiro dia da Semana, às 14h, terá início o minicurso “Walter Benjamin: Filosofia e Estética Contemporânea”, conduzido pela professora Taisa Palhares, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “O interesse pelo estudo desses dois pensadores tem se elevado significativamente. Suas obras nos fornecem um amplo e profundo diagnóstico do século XX”, afirma o coordenador do evento, professor Nelson Noronha. “Benjamin mostrou o impacto dos meios de reprodução em escala industrial das obras de arte sobre a formação da consciência social. Foucault, por sua vez, mostrou a emergência dos dispositivos de produção e de controle social pelos quais as sociedades contemporâneas se tornaram altamente produtivas, no aspecto econômico, e extremamente obediente no aspecto político”, explicou.

Walter BenjaminWalter BenjaminJá na quinta-feira, inicia o minicurso “As confissões da Carne: Michel Foucault e a Genealogia do Homem do Desejo”, cujo responsável será o professor da Universidade Federal do Pará, Ernani Chaves. Finalizando a XXIII Semana de Filosofia da UFAM, ocorre o segundo e último dia do minicurso do professor Ernani Chaves. A seguir, estão previstas a solenidade de encerramento e a festa em comemoração ao evento.

Para mais informações, a comissão organizadora disponibiliza os seguintes contatos:

@CafcaBrUFAM (Facebook)