Galeria do Caua recebe instalação Jardim do Encontrar, de Francisco Rider, em agosto

Com entrada franca, a atividade propõe reflexão sobre as relações e as trocas interpessoais. Abertura será no próximo dia 25, às 18h30

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Já em sua segunda etapa, o projeto Jardim do Encontrar, uma concepção do artista Francisco Rider, se transforma numa instalação homônima. A Galeria do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam) será o palco da obra visual idealizada pelo performer, cuja abertura ocorre no próximo dia 25 de agosto, a partir das 18h30, com entrada franca.

A instalação estará aberta para visitas até às 19h do dia 14 de setembro. Nesse último dia, será realizado um ritual de oferenda das plantas aos convidados e participantes dos encontros, que poderão trocá-las entre si ou doá-las. Durante os 20 dias, o público de qualquer idade poderá apreciar o trabalho sempre das 8 às 12h e das 14 às 16h30.

Concepção

Segundo o idealizador da obra, Francisco Rider, a Arte pode levar as pessoas ao protagonismo das ações e ir contra o atual estado de uniformização das relações e comunicação entre elas. Com essa ideia, o performer propôs uma arte em que estratégias, dinâmicas e procedimentos façam com que as pessoas tenham possibilidades de se encontrar, afetar e trocar com o outro.

“Isso contribui para uma experiência de comunhão de ideias, estéticas, poéticas e práticas, invés do estado insular dos indivíduos, que na contemporaneidade neoliberal capitalista é bastante estimulado”, destaca ele, que promoveu encontros com outros artistas, entre os meses de março e julho deste ano. Cada convidado apresentada um pouco de sua arte, com a única exigência de que todos levassem uma planta num vaso na mesma ocasião.

“Os encontros aconteciam no mezanino do Caua/Ufam - um pequeno espaço, aconchegante, íntimo, onde os convidados e o público presente podiam trocar ideias, narrar, cantar, performar, brincar, improvisar, plantar e afetar e ser afetado. Esses encontros aconteceram todas as sextas-feiras ou sábados da semana”, explica Rider.

A primeira oferta foi um manjericão que, aos poucos, teve a companhia de outras plantas, como corama, cactos, orquídeas, Espada de São Jorge, tomate, mirra e outros. Elas foram cultivadas e adubadas, e também receberam as energias das demais plantas e dos presentes a cada encontro, sendo cuidadas pelo idealizador do projeto e pelos trabalhadores do Caua.

Esse Jardim é o resultado do encontro de 23 participantes dos encontros semanais do projeto. Trata-se de uma obra visual de natureza orgânica e inorgânica criada coletivamente por:

• Francisco Rider, artista das artes cênicas e visuais contemporâneas;
  • Cybele Bentes, costureira e figurinista de teatro, de dança e de cinema;
  • Yara Costa, coreógrafa, bailarina e professora;
  • Maria Moraes, atriz, performer e educadora;
  • Márcia Antonelli, escritora;
  • Sebastião Alves, jornalista e artista visual;
  • Óscar Ramos, artista visual e diretor de arte de cinema, televisão e teatro;
  • Ecila Mabelini, semioticista, pesquisadora e professora;
  • Fábio Moura, ator e diretor de teatro do Coletivo Panorando;
  • Rafael César, poeta, performer, historiador e professor;
  • Otoni Mesquita, artista visual e historiador;
  • Rayssa Deschain, bailarina, cantora e professora;
  • Amanda Ayres, professora e atriz;
  • Keven Sobreira, ator;
  • Kátia Brasil, jornalista do Portal Amazônia Real;
  • Koia, atriz e figurinista;
  • Felipe Fernandes, ator e artista visual;
  • Neuza Rita, atriz e arte educadora;
  • Deise Montardo, antropóloga, pesquisadora e professora;
  • Ismael Xavier, ator de teatro e de cinema;
  • Dori Viana, professor;
  • Maria Izolene, professora e cantora;
  • Selma Bustamante, atriz e diretora de teatro.

Priscila Pinto – Diretora do Caua
Caua Ufam: 3305-5150

Francisco Rider

Idealizador do projeto