Galeria de Arte da Ufam apresenta exposição 'Através da poética do MAHKU' até 31 de agosto
A exposição Através da poética do MAHKU recebe os artistas-pesquisadores IbãHuniKuin e Bane HuniKuin, idealizadores do MAHKU – Movimento dos Artistas HuniKuin, e propõe uma imersão na poética do MAHKU. O evento acontece na Galeria de Artes da Ufam, localizada no 2º piso do Centro de Convivência, setor norte do campus, até 31 de agosto, a partir das 19h.
Serão expostos desenhos e pinturas de autoria do coletivo de artistas-pesquisadores do povo HuniKuin, situado na Amazônia ocidental, que tematizam sua vasta cultura musical e visionária. As obras fazem parte da coleção do Projeto Espírito da floresta, projeto de pesquisa iniciado em 2009 pelos pesquisadores Amilton Pelegrino de Mattos e IbãHuniKuin na Licenciatura indígena da Universidade Federal do Acre (UFAC) e que deu origem à associação MAHKU em 2012.
A exposição, nesse sentido, convida a (re)pensar sobre a nossa relação com o meio e a floresta a partir de uma vivência de (re)conexão. O interesse recai também sobre o trabalho educativo fomentado pelo Centro. Com o objetivo de destacar sua dimensão metodológica, coloca luz na maneira própria de transmissão de saberes que, como veremos, sustenta-se pela associação entre “escritas”, entre músicas e imagens.
A partir desses sentidos todos, o que se propõe é uma imersão na poética do MAHKU a partir dos Laboratórios de Arte e Percepção (LAP). Dessa maneira, o programa consiste em:
- Exposição 'Através da poética do MAHKU' na GAU – Galeria de Arte da Ufam;
- Laboratório de Arte e Percepção com IbãHuniKuin (imersão com pernoite) no Centro de Treinamento Agroflorestal do Museu da Amazônia/Musa;
- Laboratório de Arte e Percepção com Bane HuniKuin: Oficina de pintura mural na Ufam;
- Apresentação do filme 'O sonho de nixipae' (Dir. Amilton Mattos, 2015), com posterior roda de conversa com os artistas IbãHuniKuin e Bane HuniKuin e o pesquisador Amilton Pelegrino de Mattos (UFAC) na Ufam. Confira a programação detalhada em anexo.
A exposição ‘Através da Poética do MAHKU’ integra os Laboratórios de Arte e Percepção (LAPs) que serão desenvolvidos durante o 28º Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).