VII Semana de Psicologia ocorre até 24 de agosto

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O Centro Acadêmico do Curso de Psicologia da Ufam promove a VII Semana de Psicologia que ocorre entre os dias 20 a 24 de agosto com o tema “O psicólogo está preparado para os desafios da atualidade?”. As atividades serão realizadas em diversas dependências da Ufam, o que inclui auditórios e salas da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e da Faculdade de Psicologia (Fapsi), das 14 às 17h e das 18 às 21h, no setor Sul do Campus Universitário.

De acordo com o comitê organizador, a VII Semana objetiva discutir e refletir o papel do psicólogo frente aos desafios contemporâneos que se apresentam nas diversas práticas da profissão através de palestras, minicursos, rodas de conversas, mesas redondas, oficinas, dentre outras ações relacionadas ao tema.

Abertura

A Palestra Magna será no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Um representante do Conselho Regional de Psicologia exporá sobre o tema “Atuação do(a) Psicólogo(a) frente aos desafios da atualidade”. As demais atividades ocorrerão em quatro lugares: auditórios Guilherme Nery e Paulo Burhein (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia-FEFF), auditório Samaúma (Faculdade de Ciências Agrárias-FCA), auditório de Ciências Farmacêuticas (FCF) e nas salas de aula da FCA.

Parcerias

A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Silva, comenta que a importância da VII Semana de Psicologia, organizada pelo Centro Acadêmico, tem o apoio da direção e da coordenação de curso. Quanto à realização do evento, a docente considera que, primeiramente, os alunos desenvolvem habilidades de organização para um evento desse porte, que congrega com estudantes de outras instituições de ensino do curso de Psicologia e de outros cursos experiências trazidas de outras edições com profissionais, especialmente os que atuam nos serviços públicos.

Ainda segundo a professora, o evento também é um momento de se comemorar ao Dia do Psicólogo, em 27 de agosto. “Em 2018 faz 56 anos que a profissão foi regulamentada. Então, é um momento de reflexão sobre a responsabilidade social da Psicologia e marca a ideia de um compromisso com as transformações que precisam ser vivenciadas para uma sociedade equitativa, com mais qualidade de vida e saúde mental”, diz a diretora.

“Por conta disso, a programação envolve diversas abordagens teóricas e diversos campos de atuação, sendo espaço de diálogo entre teoria e prática, relevante para pensar o quanto a ciência pode responder as demandas da sociedade”, ressalta a professora Iolete Silva.

Discente do Curso de Psicologia, uma das coordenadoras do Centro Acadêmico de Psicologia e também organizadora da VII Semana de Psicologia, Maria Delduque acredita que o evento foi pensado para complementar o que é verificado na grade curricular do curso. Segundo ela, a ideia é proporcionar um olhar mais prático da profissão em seus diferentes contextos.

“O tema desse ano faz alusão à necessidade de adequar o agir do psicólogo às demandas da atualidade, pois ao mesmo tempo em que a sociedade se transforma; a Psicologia, sendo ciência humana, se transforma também”, afirma Delduque.

Inscrição pelo link: https://www.even3.com.br/viisempsiufam

Mais informações pelo telefone: (92) 994258763