Vícios de Governabilidade é tema do Fórum Permanente desta quinta, 9

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Nesta quinta-feira, 9, o microempresário do ramo metalúrgico, Cristóvam Luiz, profere a palestra ‘Vícios da Governabilidade no Sistema Político Brasileiro: O caso do Amazonas’, como parte do 'Fórum Permanente para o Desenvolvimento do Amazonas'. A sessão ocorre às 15h, na sala de reuniões da Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), no prédio administrativo da Universidade.

O Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas surgiu como uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) para dar subsídios teóricos de modo a contribuir para com a solução dos problemas mais graves que entravam o desenvolvimento econômico e social do Amazonas.

Outro objetivo é auxiliar na formação acadêmica de estudantes e pesquisadores através de levantamentos de problemas e de hipóteses que possam instigar o desenvolvimento da pesquisa regional, estimulando a proliferação de uma consciência amazônica voltada à solução de problemas regionais. A proposta é alcançar tal objetivo a partir de suas condições reais objetivas e no contexto de uma política de desenvolvimento autossustentável.

Para viabilizar as discussões no âmbito da Academia, o Fórum pretende realizar, com a participação dos mais diversos segmentos sociais e acadêmicos, sessões periódicas de seminários multidisciplinares e multissetoriais sobre problemas regionais, buscando a sua compreensão numa perspectiva global e interrelacional.

O expositor

Cristóvam Luiz é profissional de produção cultural e recursos educativos, professor, dedicado em redação institucional e empresarial com experiência de 32 anos em cursos presenciais e digitais, seminários e palestras junto a entidades públicas e privadas no Brasil. É autor dos livros eletrônicos Redação Oficial e Comercial em Multimídia, Redação para Vestibulares e Concursos e E-book Redator Legislativo, lançados em Manaus, São Paulo, Brasília. Dedica-se atualmente em empreendimentos do ramo de mineração.

Confira apresentação do autor que segue abaixo:

Prólogo em Homenagem a Hermann Jahrreiss (Jurista Internacional e Advogado de Vítimas do Holocausto)

1. INTRODUÇÃO

Dos Vícios de Governabilidade no Brasil

2. A Corrupção como vício de governabilidade

3. Os recentes desmandos como Vícios de Governabilidade Financiamento para Mariel em Cuba, Compra da Refinaria de Pasadena, Financiamento de Maduro (Venezuela), Caso Refinaria da Bolívia, Corrupção no BNDES (Caso Joesley), Corrupção na Petrobras (Caso Cunha), Lista de Propinas da Odebrecht, Operação Lava Jato.

4. Os recursos público sendo dilapidados com os vícios de governabilidade

5. Pesquisa Econômica sobre a Governabilidade

6. Os vícios da governabilidade nos últimos quinze anos dividiram o país.

7. MAS QUE GOLPE FOI ESSE?

8. Recentes levantamentos da Operação Lava Jato nos dão uma ideia de Como e Quanto a classe política atual está sustentada nos alicerces dos cofres da nação.

9. O Combate Legal aos Vícios da Governabilidade.

10. PRISÃO DE VICIADOS EM RECURSOS PÚBLICOS

11. Vícios de Governabilidade: O caso do Amazonas

12. Governança dissociada de interesses sociais.

13. Do urbanismo que temos ao que queremos.

14. Da Mobilidade Urbana que temos à que queremos.

15. Da Representação Política que temos à que queremos.

17. Vícios de Governabilidade nos Municípios.

18. O Nepotismo como vício de governabilidade.

19. Os vícios que levam ao descrédito.

20. Alguns personagens do submundo da política já foram presos. Outros deverão sê-lo, se perderem o foro privilegiado.

21. Como viabilizar uma governança moderna com personagens e instrumentos ultrapassados e gestores improdutivos?

22. Quais são os planos e programas de desenvolvimento urbano e governança do Amazonas para uma nova década?

23. Como viabilizar uma governança moderna com um Poder Legislativo pouco eficaz?

24. Análises de Proposições Legislativas

25. Proposições necessárias e que poderão ser úteis à sociedade

26. Proposições necessárias ao Estado e ao país.

27. Projeto Manaus Ideal.

28. Nossos Desafios.

29. Relembrando Jahrreiss com a Responsabilidade Social e a Técnica Legislativa.

30. CONCLAMAÇÃO E CONCLUSÃO

Anexos:
Fazer download deste arquivo (TÓPICOS-PALESTRA-VICIOS-GOVERNABILIDADE.pdf)TÓPICOS DA PALESTRA[ ]219 kB