Ufam sedia a Conferência Internacional sobre Moléculas, Polímeros e Física Material entre 29 e 31 de agosto

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Em sua terceira edição, a Conferência Internacional sobre Moléculas, Polímeros e Física Material (MP2) é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) que acontece entre os dias 29 a 31 de agosto, no auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia (FT), Setor Norte do Campus Universitário.  Mais informações pelo site: http://www.ppgfis.ufam.edu.br/pesquisa/MP2-2018

Desde 2014, o PPGFIS desenvolve ações de expansão das pesquisas nessa área do conhecimento. A MP2 objetiva aproximar os estudantes e pesquisadores do PPGFIS no que há de mais atual nas áreas de Física de Materiais e Moléculas no cenário Internacional.

Na programação, a Conferência contará com a participação de cientistas renomados nacionais e internacionais, permitindo a criação de um ambiente proveitoso e útil através de palestras, minicursos e seção de pôsteres, em que os estudantes também terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos aos participantes.

De acordo com a  comitê organizador, na palestra de abertura, o MP2 terá como palestrante o professor Catedrático Rui Fausto da Silva Lourenço, do  Departamento de Química da Universidade de Coimbra (Portugal), também editor-chefe do Journal of Molecular Structure (Elsevier). Rui Fausto é autor e editor de mais de vinte livros científicos, de ciência ao público em geral à química especializada, autor de mais de 350 trabalhos científicos em periódicos de química de alto fator de impacto e de duas patentes.

Seu trabalho recebeu 8000 citações e alguns de seus livros são atualmente utilizados como manuais em cursos universitários em Portugal e no exterior. Rui Fausto supervisionou mais de 40 Ph.Ds ou investigadores de pós-doutoramento e mais de 50 jovens mestres.

Como fruto direto destes esforços em criar interconexões, o MP2 terá colaborações internacionais de estudantes que realizam estágios em centros de excelência mundial nas áreas transversais em Física de Materiais, contribuindo assim nas pesquisas avançadas.

O MP2 é um evento abrangente por causa dos tópicos abordados, atraindo estudantes e pesquisadores não só dá Física, mas também, da Química, da Geologia, da Farmácia, Engenharia de Materiais, de Alimentos, da Elétrica e da Mecânica.

Vale ressaltar que o MP2 contará com palestras de cientistas renomados que atuam em países como Estados Unidos, Turquia, Portugal e nos maiores centros de pesquisa do Brasil. De acordo com a comitê organizador, as contribuições e aprendizados adquiridos neste evento serão de grande importância para a expansão, implementação de novas colaborações interinstitucionais, além de fortalecer a pesquisa em andamento no PPGFIS/Ufam.