ICE promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 19 de outubro

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) promove, no período de 16 a 19 de outubro, a VI Semana de Ciência e Tecnologia, com o tema "Ciência para a redução das Desigualdades. O evento ocorre nas dependências do ICE, no Setor Norte do Campus Universitário. As inscrições podem ser efetuadas por meio do site: sectice.ufam.edu.br.

A Semana  objetiva divulgar as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão desenvolvidas no ICEA programação envolve atividades de visita, como exposições, Museu de Geociências, Cultura Maker, Show da Química, Labirinto de Matemática, Casa da Física e outras atividades.

O VI SECT-ICE também será o espaço para divulgação dos produtos desenvolvidos por cada curso do Instituto. A Semana ainda busca ampliar o esforço de descobrir, atrair e valorizar talentos, integrar os cursos e comunidade (discentes, docentes e técnicos em educação) do ICE e interagir com a rede de ensino básico e superior do Amazonas, criando um ambiente de reflexão sobre o ensino de Ciências Exatas na Ufam e na comunidade como um todo.

Cronograma - Os interessados em participar das atividades devem ficar atentos a algumas datas específicas. Por exemplo: para a inscrição em palestras, minicursos e oficinas, os interessados devem efetuar seu cadastro de 15 de agosto a 30 de setembro. A submissão de trabalhos científicos deve ser feita até 03 de setembro; o Concurso de Ideias para alunos do ICE, inscreve até 24 de agosto; e o Concurso de Ideias para alunos do Ensino Médio, inscreve até 24 de agosto.

Entre as atrações de destaque estão Show de Química, Museu da Geologia, Museu da Matemática, Casa da Física, Cinema da Química e Teatro da Física.

Para o diretor do ICE, professor Raimundo Passos, o evento desempenha um papel importante na formação, divulgação e aprendizagem em Ciência. “O que nós fazemos no Instituto é mostrado na Semana. Há o envolvimento de professores, técnicos e alunos que fazem com a Semana do ICE permaneça como o maior evento do Instituto, pois, além de envolver a comunidade interna, envolve a externa”, comenta o diretor.

Segundo Passos, são centenas de alunos do ensino médio que tem a oportunidade de conhecer as áreas das ciências exatas, de interagir com as mesmas e de verem a Universidade como uma possibilidade factível. “É o momento que temos para mostrar à sociedade quem somos e o que fazemos e que não estamos alheios a ela. É uma resposta da Universidade a comunidade e não é à toa que já estamos em nossa sexta edição. É um evento que deu certo!”, disse.

Com a realização do evento, o diretor explica que isso demonstra como a Universidade está no cenário nacional em termos do desenvolvimento de ações de formação em pesquisa, ensino e extensão.

“Nós podemos ver que não devemos a ninguém, e mesmo com as dificuldades que temos, damos o melhor pela comunidade. Além disso, mostra que no cenário geral, fazemos pesquisa e extensão de qualidade, e ensino que busca a excelência. Nossos professores/pesquisadores e alunos estão envolvidos em atividades que contribuem para o desenvolvimento da UFAM. Com esta ação mostramos que podemos mudar a realidade da comunidade amazonense e que nossa comunidade científica tem a oportunidade de mostrar o que tem feito para mudar essa realidade”, finaliza o diretor.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz2018_2 (1).pdf)CARTAZ[ ]875 kB