Grupo de Pesquisa realiza simpósio nacional sobre gênero, transgressão e violência na literatura

O grupo de pesquisa da Ufam 'Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa', coordenado pela professora Nicia Petreceli Zucolo, a que estão vinculados estudantes da graduação, mestrado e doutorado, realiza o I Simpósio Nacional Jogos de Poder em Literatura: Gênero, Transgressão e Violência. Será de 27 a 29 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da Ufam, setor norte do campus, a partir das 13h30.

O simpósio tem por objetivo “trazer à comunidade acadêmica e aos egressos uma discussão a partir do texto literário no processo de despertar dos saberes viabilizadores de discussões a respeito da sociedade, com temas como a opressão de gênero, os variados tipos de violência a que grupos não hegemônicos são submetidos e como esse discurso literário pode ser transgressor, abrindo espaço esclarecimento sobre o tema, estudando as estratégias que esses suportes revelam como reflexo do campo social a que pertencem”, declarou a professora Nicia, organizadora do evento.

Os interessados em participar com comunicação oral devem inscrever os seus resumos até o dia 15 de agosto. As comunicações devem obrigatoriamente vincular-se a um dos Grupos de Trabalho (GT) indicados pela organização do simpósio, sendo que cada GT comporta até 10 (dez) comunicações. O pagamento deve ser efetuado após o recebimento da carta de aceite.

GTs:

1. Relações de gênero na literatura

2. Corporeidade e transgressão na literatura de autoria feminina;

3. Memória e trauma na literatura do século XX e XXI;

4. Poder e resistência na literatura;

5. Marginalidade na literatura.

Os alunos que desejarem participar apenas como ouvintes, o prazo para inscrição é até dia 24 de agosto.

A programação está disponível no site: https://doity.com.br/i-simpsio-nacional-jogos-de-poder-em-literatura