CSST e SIASS promovem seminário sobre prevenção e notificação de acidentes de trabalho no dia 27 de julho

A Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (CSST/DSQV) e o Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (Siass) realizam, no dia 27 de julho, o seminário 'A prevenção de acidentes de trabalho e notificação de ocorrências na Universidade'. O evento acontecerá das 9h às 12h, no Auditório Paulo Burnheim, Setor Sul do campus universitário.

A data do seminário foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, símbolo da luta de trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Na ocasião, também será lançada a campanha de prevenção de acidentes de trabalho e notificação de ocorrências, que será executada com os trabalhadores nos setores da Universidade por meio da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida em parceria com o programa “SIASS até Você”.

Procedimentos

Toda ocorrência de acidente no trabalho deve ser registrada, pois a subnotificação prejudica o próprio servidor. Na ocorrência do acidente em serviço, o acidentado deverá procurar uma unidade de saúde mais próxima para ser atendido, devendo solicitar um atestado ou alguma declaração que relate o atendimento médico, ou ainda, um Boletim de Ocorrência para apresentação na perícia médica do Siass. Os documentos devem chegar ao Siass em até 10 dias a contar da data do acidente. O sistema encaminhará e solicitará à CSST, a investigação do acidente com elaboração de relatório, que vai embasar a perícia médica no estabelecimento do nexo causal. A perícia médica do SIASS/UFAM é quem avalia o nexo causal, mas o preenchimento da CAT/SP poderá ser preenchida pelo próprio servidor, chefia imediata, membro da família do servidor ou testemunhas do acidente.

Programação:

9h- Abertura e lançamento da Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Notificação de Ocorrências – Priscila Mendes e Silva - Coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho (UFAM)

9:30h - Palestra “Experiência de notificação de acidentes de trabalho no HUGV”, Micherlan Pereira da Silva – Enfermeiro do Trabalho (HUGV);

10:00h- Palestra “Saúde mental e trabalho”, Paulo Fonseca –Psicólogo do Cerest Municipal

10:30h- Intervalo

10:45h - Palestra “Segurança no Trabalho e a Universidade Federal do Amazonas”, Eduardo Saraiva -  Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFAM)

11:15h - Apresentação do fluxo acerca dos acidentes de trabalho e acidentes em serviço dos servidores/trabalhadores no âmbito da Universidade Federal do Amazonas , Ronaldo Bastos – Diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (UFAM)

11:45h - Encerramento

A inscrição e credenciamento serão realizados no dia do evento, e os certificados serão enviados via e-mail.