Manaus será sede do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem em 2019

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) promove, no próximo ano, o 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem (Cben). Realizado no Amazonas, a perspectiva é de que sejam recebidos mais de 3 mil participantes do Brasil e do exterior para debater os principais temas da área. O encontro ocorre de 11 a 14 de novembro de 2019, mas as inscrições já estão abertas para os associados.

Considerado um dos maiores eventos da Enfermagem na América Latina, o Congresso será realizado em Manaus pela terceira vez, no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia. Como resultado, a iniciativa irá agregar conhecimento e alavancar o turismo na capital amazonense, gerando renda e estimulando a economia local.

A escolha da sede para realização do Congresso para 2019 ocorreu em fevereiro deste ano, em Brasília, com o Amazonas superando a Paraíba e o Rio de Janeiro na disputa. Questões profissionais estarão em debate no evento, além do intercâmbio de profissionais das várias regiões brasileiras e latinoamericanas.

Convite

O docente da Escola de Enfermagem (EEM) e presidente da Aben - Seção Amazonas, Esron Soares Carvalho Rocha, comemorou a escolha do Amazonas para sediar o congresso em 2019, uma vez que, na história da enfermagem amazonense, o Estado recebeu apenas dois congressos nacionais, um em 1971 e o outro em 1982.

“Depois de 36 anos, o nosso Amazonas volta a receber um congresso desse porte. Temos a oportunidade de agregar novos conhecimentos e tecnológicos aos nossos profissionais. É um privilégio sediar o Congresso no Amazonas. A Aben, seção Amazonas, completa 70 anos no ano que vem e trazer esse tipo de evento possibilitará o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior na propositura de novos cursos strictu sensu na região”, disse o professor Esron Carvalho.

Saiba mais

A Aben é uma entidade que desde 1926 contribui para formulação de políticas públicas na área de saúde e educação em Enfermagem. Todos os anos realizam congressos, encontros, semanas, entre outros eventos, com o objetivo de melhorar a qualidade profissional na área de enfermagem.