Cine Vídeo finaliza suas atividades exibindo animações de sucesso

Nesta semana o Cine Vídeo realiza suas últimas três sessões do semestre, retornando apenas em agosto. E para fechar este ciclo, o tema da semana serão animações, exibindo os filmes “Viva – A vida é uma festa”, “Com Amor, Van Gogh” e “A Pequena Loja de Suicídios”. Devido ao jogo do Brasil ocorrer nesta segunda-feira, 2, o primeiro filme será exibido na terça-feira, 3. As sessões de quarta, 4, e sexta-feira, 6, permanecem normais.

As sessões do projeto são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.

Sinopses

“Viva – A Vida é Uma Festa” inicia as exibições na terça-feira. Lançado no ano de 2017, é o filme mais recente da Pixar e recebeu o Oscar de Melhor Animação na cerimônia deste ano. O filme utiliza a rica cultura mexicana para explorar temas como memória e infância na história de Miguel. Ele é um menino de 12 anos que não conheceu o pai e que deseja ser músico, carreira que sua família reprova. No Dia dos Mortos, por acidente ele consegue entrar no mundo dos mortos e passa a buscar por seu pai, para poder sair antes que fique preso para sempre.

Na quarta-feira é a vez de exibir “Com Amor, Van Gogh”. O filme é uma realização dos diretores Dorota Kobiela e Hugh Welchman e que utiliza pinturas a óleo aliado a técnica de rotoscopia para poder animar o filme. Ele demorou cerca de 4 anos para ser produzido e utilizou mais de 100 artistas para poder trazer a ideia concebida pelo casal para o cinema. A história do filme é contada um ano após o suicídio de Van Gogh. Armand encontra uma carta do pintor endereçada ao irmão nunca chegou ao seu destino. Ele decide então entrega-la e passa a procurar por familiares e conhecidos de Van Gogh e passa a conhece-lo melhor.

Finalizando a semana, na sexta-feira será exibido “A Pequena Loja de Suicidios”. Filme francês dirigido por Patrice Laconte, ele conta a história de uma família que vende artigos que facilitam o suicídio para seus clientes. Os pais Mishima e Lucrèce ficam assustados quando notam que seu filho mais novo é bastante e passam a tentar torna-lo mais triste. Em contrapartida, o filho busca trazer mais felicidade para todos ao seu redor.