'Paisagens Amazônicas' é tema de exposição na Ufam entre os dias 2 e 5 de julho

Os artistas plásticos Marcos Castro, professor do Departamento de Geografia, e Roberto Rengifo, mestrando em Antropologia Social, apresentam entre os dias 2 e 5 de julho, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do Campus, uma série de pinturas artísticas com o tema 'Paisagens Amazônicas: Geografia e Artes Geo-iconografias da Amazônia'.

A abertura da exposição será às 14h30 com uma mesa-redonda no auditório Rio Solimões do instituto, sob a mediação da professora Roberta Valin, da Faculdade de Artes (Faartes).

Sobre os autores

Marcos Castro de Lima é Geógrafo, doutor em Geografia Humana com ênfase em Geografia Urbana. Em suas obras o professor faz a fusão da pintura com a ciência geográfica, trabalhando formas e cores na paisagem aliadas às dimensões de pertencimento e cultura, envolvendo tanto a natureza quanto os aspectos humanos, considerados indissociáveis na paisagem e na Geografia.

O artista retrata a Amazônia a partir do movimento da natureza, das pessoas, nos meios rural e urbano, e busca o cotidiano regional em suas pinceladas e imprime conteúdo de observação e criticidade de percepção em seus trabalhos.

Exposições e prêmios:

2016 - 3º lugar no II Salão de Artes da Marinha do Brasil, promovido pelo 9º Distrito Naval de Manaus;

2016 - Geografia e Arte - Seminário de Filosofia e Semiótica, promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do amazonas (Adua);

2017 - Cotidiano Urbano e Rural Amazônico - Semana de Pós-Graduação em Geografia, promovido pelo Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufam;

2017 - Geografia e outros olhares amazônicos - Galeria H. A., Shopping Ponta Negra;

2018 - Ciência e Arte: A Geografia retratada pela pintura, na XXII Semana de Geografia da Ufam.

Roberto Suarez Rengifo é natural da Amazônia Peruana. Graduou-se como Artista Plástico na Escola Superior de Belas Artes Victor Morey Peña, onde também foi professor entre os anos de 2004 a 2008, e licenciou-se em Educação, Arte e Humanidades na Universidade Cientifica do Peru (UCP). Atualmente é aluno de mestrado em Antropologia Social na Ufam.

Exposições:

2008 - Retratos - galeria de Arte Puro Instinto em Iquitos, Peru;

2012 - “Cuerpos” - Galeria do Sesc Amazonas;

2016 - Etnias - Galeria da Pan Amazónica;

2016 - "Desenhos da   Fauna   Amazônica", ocorrida no hotel "Go Inn" em Manaus;

Murais e Instalações Artísticas:

2001 - Universidade Nacional da Amazônia Peruana filial “Cabalo Cocha”;

2003 - Auditório da Escola Superior de Música “Lorenzo Lujan Darjon”, em Iquitos, Peru;

2004 - Instituto Superior Tecnológico “Pedro A.  del Aguila  Hidalgo”, em Iquitos, Peru;

2007 - Universidade Particular de Iquitos (UPI);

2009 - Instalação artística “O que se encontra no encontro das águas”, na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada na Ufam;

2012 - Jardim Botânico Adolfo Duque, em Manaus;