VI Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários ocorre nos dias 26 e 28 de junho

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam (PPGL), em parceria com o projeto Teatro da Universidade Federal do Amazonas (Tufam), promove nos dias 26 e 28 de junho o VI Celli – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, que terá como tema ‘Representações do feminino na linguagem e na literatura'. O VI Celli acontece das 14h às 17h30, no auditório Rio Solimões, localizado do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Realizado desde 2010, o evento conta com a participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam e demais convidados. De acordo com o coordenador do colóquio, o professor Lajosy Silva, do Departamento de Línguas e Literatura Estrangeira, o evento traz neste ano a representação do feminino como tema. “É muito importante a discussão da mulher diante dos acontecimentos recentes sobre a questão de violência de gênero e como ela é representada na mídia e na literatura. Nós optamos por esse tema porque acreditamos que será de extrema importância, portanto convidamos todos a comparecer”, disse o professor.

Como parte da programação, o Tufam apresentará no dia 28 sua décima peça de teatro, chamada Persuasão, baseada no romance da escritora inglesa Jane Austen, porém ambientada em Manaus na década de 50. Voltado para o atendimento de toda a comunidade, o grupo surgiu há 8 anos com o objetivo de difundir o teatro como prática educacional e cultural na Universidade, com a participação de alunos de diferentes cursos de dentro e fora da Ufam.

O colóquio também será palco para o lançamento do livro Éden, sétimo romance do professor Lajosy Silva. A obra trata da representação da mulher negra na sociedade. “O livro traz quatro personagens femininas muito fortes. É importante discutir a representatividade da mulher negra, por isso resolvi escrever esse romance inédito, que vai ser lançado no dia 28 às 17h”, explica o professor.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no dia e local do evento.

Confira a programação completa: