Centros acadêmicos promovem discussão sobre direitos LGBT+

Evento ocorre no dia 21 de junho

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio dos centros acadêmicos de Direito (Cad), de Psicologia (Capsico) e de Química (Caqui), promove na próxima quinta-feira, 21 de junho, roda de conversa em alusão ao mês do orgulho LGBT+. A atividade, que tem por objetivo central a conscientização social em relação aos direitos de pessoas LGBTs será realizada no Centro de Convivência do setor Norte do Campus Universitário, a partir das 14h.

Despatologização das identidades de gênero e sexualidades, relações familiares e questões jurídicas serão alguns dos temas abordados por estudantes, docentes, representantes da Defensoria Pública da União (DPU), da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram) e da União Nacional LGBT.

Dada a relevância do tema e a complexidade das relações de poder em que uma camada social oprime grande parte da população pelo não enquadramento aos moldes e padrões de comportamento impostos, a necessidade de discussão sobre direitos e deveres que compõem o exercício da cidadania torna-se primordial em todas as instâncias, e o ambiente acadêmico deve enaltecer as diversidades sexual e de gênero, o que justifica a iniciativa.

Para o primeiro secretário do Centro Acadêmico de Direito, Yuri Barreiros, “a proposta consiste em promover a integração entre universitários e causas sociais, além da sensibilização em relação aos direitos LGBTs e à importância do combate à homofobia”.