Prêmio L`Oréal-UNESCO para mulheres na Ciência 2019 com inscrições abertas até 29 de junho

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), por meio do Diretoria de Ciências Naturais, informa que estão abertas inscrições para apresentação de candidaturas ao Prêmio L`Oréal-UNESCO para mulheres na Ciência, edição 2019.

De acordo com a coordenação, serão premiadas cinco cientistas, por sua contribuição ao avanço da pesquisa científica nas áreas de Física, Matemática e Ciências da Computação. Os prêmios, no valor de 100 mil euros cada um, serão entregues por ocasião de cerimônia a ser realizada em março de 2019, na sede da Unesco, em Paris.

As mulheres ainda são sub-representadas em várias áreas, inclusive na Ciência, onde as barreiras ainda são uma realidade. Atualmente, somente 28% dos pesquisadores são mulheres. Além disso, todos os 9 Prêmios Nobel em Ciência foram atribuídos a homens em outubro deste ano. Desde a criação dos Prêmios Nobel em Ciência, menos de 3% foram concedidos a mulheres.

No entanto, há inúmeras mulheres eminentes na ciência. Durante quase 20 anos, a Fundação L’Oréal, em parceria com a UNESCO, tem homenageado a cada ano 5 extraordinárias pesquisadoras e tem se comprometido a promover a diversidade entre mulheres e homens na Ciência.

Sobre a Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), fundada após a Segunda Guerra Mundial tem como objetivo contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações. A sede da Unesco fica em Paris, na França, e atua em 112 países.

A Unesco colabora para a formação de professores e contribui para a construção de escolas e à doação de equipamento necessário para o seu funcionamento, além de promover atividades culturais para as comunidades valorizarem seu patrimônio cultural através da preservação das entidades culturais e tradições, assim como a promoção dos livros e a leitura.

Um dos principais objetivos da organização é reduzir o analfabetismo no mundo, e contribui para isso financiando a formação de professores, e criando escolas em regiões de refugiados.

Na área de ciência e tecnologia, a Unesco promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais, além de criar programas para proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação.

Site para inscrição

As candidaturas deverão ser submetidas, até o dia 29 de junho, por meio de plataforma digital, disponível no site: www.forwomeninsciense.com