Atividades de Extensão ocorrem no CIGS em comemoração ao Dia do Apicultor

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam atividades do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) durante a Semana da Abelha e do Apicultor, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), até o dia 25 de maio.  As ações fazem parte das comemorações pelo Dia do Apicultor, dia 22 de maio.

De acordo com o coordenador das atividades, professor David Aidar, os objetivos da semana são orientar, capacitar e divulgar o manejo de abelhas sem ferrão junto à sociedade. "As abelhas são responsáveis por 90% da polinização da floresta e as espécies nativas garantem a reprodução de uma variedade de plantas, permitindo o equilíbrio do ecossistema", afirma o coordenador.

Atividades educativas, exposições, dinâmicas e brincadeiras fazem parte da programação que envolvem visitas guiadas por estudantes do curso de Zootecnia. A expectativa, até o final do evento, é recepcionar cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino, com uma média diária de 200 alunos por visita, com vistas a promover experimentos que a Universidade desenvolve com abelhas sem ferrão. Os experimentos realizados numa unidade do Laboratório de Abelhas (Label), montado no CIGS, será o ambiente de recepção desses alunos para compreensão de todo o processo de criação dessas abelhas em cativeiro.

Para o professor, as atividades desenvolvidas durante a Semana, além de atender aos estudantes da rede municipal de ensino, estendem-se também aos turistas que visitam, diariamente, o CIGS,  que comporta um fragmento da floresta amazônica. "Anualmente, cerca de 6 mil turistas visitam essa Instituição militar e, por conta disso, oportuniza-os a participar do trabalho anual contínuo desenvolvido pela Universidade, mais especificamente, conhecer a criação de abelhas sem ferrão pelos alunos do Programa do Curso de Zootecnia da Ufam", informou o docente.