Evento internacional discute inovação, sustentabilidade e governança entre os dias 29 e 31 de agosto

Os interessados em publicar devem submeter os resumos expandidos até o dia 30 de maio para avaliação científica. Já os artigos completos serão recebidos até o dia 30 de junho

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, será realizada a Amazonian Management Symposium (1º Congresso de Gestão da Amazônia). O evento terá a colaboração de quatro professores da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), sendo coordenado por docentes e discentes do Doutorado Interinstitucional em Administração USP/UEA.

O objetivo é reunir pesquisadores de todos os continentes para discutir assuntos correlatos à Amazônia, com destaque para as temáticas de inovação, sustentabilidade e governança. Além, de visitas técnicas e sessões orais, painéis sobre governança, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação estão na pauta de atividades dos três dias.

Pesquisadores, executivos, líderes políticos e outros profissionais, brasileiros ou estrangeiros, já podem se inscrever pelo link https://amasconference.com/inscricoes/. Autores e coautores que pretendem submeter trabalhos também necessitam realizar a inscrição no Symposium, mas estes devem seguir o cronograma de submissão.

O primeiro passo é submeter o resumo expandido até o dia 30 de maio. Após o recebimento da resposta da avaliação, que será encaminhada até 15 de junho, os autores dos textos selecionados devem encaminhar os artigos completos até o dia 30 de julho.

Os professores da FES/Ufam Adriano Guimarães, André Ricardo Costa, Bartolomeu Miranda e Maria Emília Melo fazem parte da comissão que avaliará os trabalhos.

Conforme explica o professor André Costa, a proposta surgiu de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), numa perspectiva de longo prazo. “A ideia é compartilhada com todas as instituições do ambiente amazônico, incluindo a Ufam, por intermédio dos seus docentes matriculados no Dinter, a excelência em Administração”, ressalta. A meta é “formar doutores e coordenar uma estrutura acadêmica que aponte sistematicamente para soluções aos problemas amazônicos”, afirma ele.

Tema & Programação

Sustentabilidade, inovação e governança estão entre os tópicos mais estudados em Administração, justamente pelo potencial de ofertar soluções à sociedade. “Na Amazônia, o tema sustentabilidade é o que exige soluções mais imediatas, pela relevância e sensibilidade do bioma, visto que existe aqui uma população que demanda bem-estar como qualquer outra no mundo. Assim, é necessário articular modelos de negócios sustentáveis”, explica o professor Costa, para quem a inovação em produtos e processos é de grande relevância nesse contexto.

Outra questão é o valor agregado aos produtos no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Segundo o docente, isso permite que a floresta seja preservada no Amazonas. “Todavia, há conflitos tanto em termos de gestão dos recursos naturais quanto em relação à estabilidade do PIM. É necessário compor instrumentos de governança para alinhar os interesses”, avalia o professor Costa.

As atividades serão realizadas entre os dias 29 e 31 de agosto de 2018, das 8 às 18h, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA Vasco Vasques), localizado no endereço Avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores, Manaus/AM.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Banner-AMAS.jpg)Banner Divulgação[ ]35 kB