HUGV e EEM realizam a 5ª Semana de Enfermagem da Ufam

Evento vai discutir a atuação do profissional nas dimensões do cuidado, formação, assistência, extensão e pesquisa.

Por Alberto Jean Fermin
Ascom Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à rede Ebserh e a Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam) realizam de 14 a 17 de maio, a 5ª Semana de Enfermagem, com o tema “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidado, formação, assistência, extensão e pesquisa”.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participa da abertura do evento na segunda-feira, 14, às 9h, na área de convivência do 9º andar do HUGV. Nos dias seguintes, serão realizadas palestras, mesas-redondas, conferências, sessões de homenagens à profissão e uma apresentação musical. Verifique a programação completa em anexo.

Para o superintendente do HUGV, dr. Júlio Mário de Melo e Lima, a realização da atividade no hospital é uma oportunidade para que os profissionais conheçam a estrutura e os serviços oferecidos à sociedade. “Desejamos que outros profissionais da área de saúde realizem eventos dentro do hospital e vivenciem nosso trabalho”, disse.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do HUGV, Valdelanda de Paula Alves, a proposta é resgatar a atuação dos profissionais e debater os avanços na área, com a apresentação de experiências exitosas no campo da assistência, ensino, pesquisa, participação política e gestão do cuidado de Enfermagem, alinhados às propostas das entidades representativas da classe e compartilhados com a sociedade.

O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais/Ufam) e Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM).

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS e das parcerias com universidades, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação.pdf)Programação[ ]3383 kB