II Seama discute entomologia e acarologia no contexto amazônico entre os dias 19 e 21 de junho

O desafio é contribuir para um modelo de agricultura pautada na sustentabilidade por meio de discussões qualificadas entre pesquisadores, instituições e empresas

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

A entomologia é o ramo da Zoologia que cuida dos insetos, enquanto a acarologia é o estudo dos ácaros. A proposta da segunda edição do Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola na Amazônia (II Seama) é proporcionar um debate técnico-científico sobre esses temas relacionando-os com a agricultura regional. O evento ocorre nos dias 19, 20 e 21 de junho, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam).

O Seminário é uma iniciativa do Laboratório de Entomologia e Acarologia Agrícola (LEA) da FCA e tem a parceria de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Já á Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) financia o evento.

A inscrição gratuita é realizada na página https://www.even3.com.br/II_SEAMA.

A proposta do Seama se consolida para promover uma discussão ampla sobre temas relacionados à entomologia agrícola na Amazônia frente ao desafio de contribuir para um modelo de agricultura pautada na sustentabilidade. Além disso, proporciona o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, instituições e empresas envolvidas com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Programação

Durante os três dias, serão realizados painéis e palestras, com debates e discussões. Confira os temas das atividades e quem são os respectivos expositores:

- Palestra Grandes desafios em Entomologia e contribuições da Sociedade Entomológica do Brasil - Dra. Eliane Dias Quintela (Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil)

- Painel Manejo Integrado de Pragas em cultivos orgânicos de expressão socioeconômica - Dra. Beatriz Ronchi Teles (Inpa)

- Palestra Redução de doses comerciais de inseticidas: Potencialidade de utilização de óleos essenciais produzidos na Amazônia e no Brasil - Dr. Murilo Fazolin (Embrapa Acre)

- Palestra Manejo agroecológico em cultivo de frutíferas em Rondônia - Dr. José Nilton Medeiros Costa (Embrapa Rondônia)

- Palestra Prospecção e manejo agroecológico dos principais insetos-praga na agricultura indígena Kaxinawá - Dr. Rodrigo Souza Santos (Embrapa Acre)

- Painel Avanços no conhecimento sobre moscas-das-frutas na Amazônia brasileira - Marcos Garcia (Embrapa)

- Palestra O estado da arte das pesquisas sobre moscas-das-frutas no Brasil - Dr. Miguel Francisco de Souza Filho (Inst. Biológico)

- Palestra Espécies de Anastrepha, suas plantas hospedeiras e parasitoides associados na Amazônia brasileira - Dr. Ricardo Adaime (Embrapa Amapá)

- Palestra Pesquisa sobre Mosca-da-carambola no Brasil - Dra. Cristiane Ramos de Jesus Barros (Embrapa Amapá)

- Palestra Informações preliminares sobre mosca-das-frutas (Diptera: Tephritidae) na região norte de Mato Grosso - Dr. Marliton Barreto (UFMT/SINOP)

- Painel Insetos na alimentação animal e humana - Prof. Neliton Marques da Silva (FCA/Ufam)

- Palestra Criação e manejo da mosca soldado negra para alimentação animal - Msc. Nelson Poli (Ufam)

- Palestra Antropoentomofagia: Insetos, a salvação nutricional da humanidade - Prof. José Carlos Oliveira (ASBRACI).

- Degustação de insetos.