Cine & Vídeo Tarumã faz homenagem a Nelson Pereira Santos
Nelson Pereira dos Santos foi um dos mais importantes cineastas brasileiros. Fez parte do movimento inicial do Cinema Novo, que revolucionou a estética do cinema brasileiro, e suas obras tornaram-se importantes pela sua atenção ao lado social e aos seus personagens marginalizados. Devido a sua morte neste último dia 21 de abril, o Cine Vídeo Tarumã faz uma homenagem póstuma ao artista nesta semana. As exibições são gratuitas, com início às 12h30 e acontecem no auditório Rio Negro, localizado no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do campus.
Nesta segunda-feira, 07, será exibido o longa 'Vidas secas'. Adaptado do livro homônimo de Graciliano Ramos, o filme acompanha a trajetória de uma família pobre pelo sertão nordestino. O filme é considerado uma das obras primas tanto de Nelson Pereira como do cinema brasileiro.
Na quarta-feira, 09, é a vez de 'Como era gostoso o meu francês'. Lançado em 1971, sua história acompanha a trajetória de um oficial francês no período colonial que acaba sendo preso por indígenas. Sucesso de bilheteria na época, é um dos filmes mais acessíveis do diretor.
Finalizando a programação na sexta-feira, 11, o Cine Vídeo traz 'O amuleto de Ogum'. O filme acompanha a história de um menino que, a pedido de sua mãe, vai pedir proteção em um terreiro de umbanda. Já adulto, envolve-se com a amante de um bicheiro e é jurado de morte.