Seminário na Ufam discute 'Sistemas Territoriais Urbano-Ribeirinhos em Parintins' no dia 23 de abril

Evento é o primeiro de uma série de edições do "Seminários Nepecab" de 2018. Inscrições abertas

Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab), do Departamento de Geografia da Ufam, retorna neste mês com as edições do "Seminários Nepecab", eventos que tem como objetivo estabelecer discussões acerca dos processos de urbanização correntes na Amazônia.

No dia 23 de abril, às 18h, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus, o núcleo realiza sua primeira palestra de 2018 com o tema "Sistemas Territoriais Urbano-Ribeirinhos em Parintins", que será proferida pelo professor Estevan Bartoli, da Universidade do Estado Amazonas (UEA), campi Parintins, sob a mediação do professor José Aldemir de Oliveira, líder do Nepecab. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas pelo link: https://bit.ly/2qE594U

Reconstrução de vínculos territoriais com a cidade de Parintins

Sistema Territoriais Urbano-Ribeirinhos (STUR) se materializa enquanto mediador multidimensional na produção de territorialidades e analisa a existência de sistemas territoriais formados por redes locais de sujeitos que reconstroem vínculos territoriais a partir da cidade de Parintins (AM). Dessa forma, funciona como complemento dual da economia urbana, abastecendo tanto a economia popular quanto as atividades vinculadas ao capital mercantil dominante. Trata-se de elo mediador entre a cidade e interiores, possibilitando extração sazonal de recursos através de práticas espaciais adaptativas de cada grupo, articulando saberes e técnicas tradicionais não codificadas às técnicas modernas.

Sobre o palestrante

Estevan Bartoli possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela Unesp de Presidente Prudente (2017) com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. O docente realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia, e é líder do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (Netam).

Nepecab

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab) surgiu em 1995 como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (Gepecab). Seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A partir de 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores, tanto da Ufam quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O Nepecab tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.

Informações: 98812-0353 (professora Paola de Santana) / 99147-6805 (Gercicley dos Santos) /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / facebook.com/NEPECAB.UFAM