Ufam assina Termo para capacitar professores da educação básica na sexta, 13

Sandra Siqueira e Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Ufam é a única instituição da região Norte a participar do programa do Instituto Ayrton Senna

Nesta sexta-feira, 13, às 8h30, a Ufam, o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) assinam termo de cooperação para o lançamento do Programa ‘Letramento em Programação’, no auditório da Semed, localizado na Avenida Mário Ypiranga, 2549, bairro Parque Dez de Novembro. A iniciativa busca introduzir crianças e adolescentes no universo da programação por meio da capacitação de professores da educação básica.

A coordenação em Manaus é composta pelos representantes da Ufam, professores do  Departamento de Física e Coordenadores do Laboratório UFAMakers, Elio Molisani Ferreira Santos e Marisa Almeida Cavalcante; pelo coordenador de Projetos Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Adelmo Eloy. Além deles, a equipe compõe-se pelos representantes da Semed/Manaus, dentre os quais a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Euzeni Araújo Trajano; a titular da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Aldemira de Araújo Câmara; e o formador da GTE e Coordenador do Projeto 'Linguagem de Programação e Robótica PROCURUMIM', Josiano Regis Caria.

O Programa “Letramento em Programação”, do Instituto Ayrton Senna, tem a proposta de ensinar pela experiência, tendo a programação como mola mestra da ação pedagógica. O curso de capacitação a ser oferecido a mais de cem professores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Manaus terá docentes do Departamento de Física da Ufam responsáveis por orientar os professores quanto ao uso da programação para a transmissão de conhecimentos.

A Ufam e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são as primeiras experiências de parceria do Letramento em Programação com Universidades Federais. Em São Paulo e do Rio Grande do Sul, as parcerias são realizadas com instituições privadas.

Dentre as vantagens de envolver instituições públicas de ensino, é possível citar a capacidade que essas instituições têm para agregar conhecimento científico acerca do tema. “Isso enriquece o percurso formativo dos educadores e aumenta o alcance das ações propostas, especialmente por meio do envolvimento dos públicos docente e discente”, destaca o coordenador de Projetos Articulação e Inovação do IAS, Adelmo Eloy.

“A ideia é fazer com que os professores adotem novas metodologias de ensino em sala de aula, metodologias ativas baseadas na pedagogia do projeto”, informa a professora Marisa Cavalcante, participante do Programa.

De acordo com a professora, a intenção é atingir os estudantes por meio da atividade docente, com a mudança na forma de ensinar. Partindo do desenvolvimento do pensamento programacional é possível levar o estudante a adotar o novo conhecimento em seu fazer diário. “Os professores vão vivenciando esse processo e você percebe o quanto se aprende muito mais dessa forma. Você aprende se divertindo, criando. O aluno vai aprender para a vida toda”, expõe a professora.

Ainda segundo a representante da Ufam, dois professores de cada escola mais os coordenadores do projeto Curumim participarão da capacitação de abril a outubro, com reuniões mensais, por turmas, para discutir as experiências vividas em sala de aula. Ao final do curso, será realizado um evento em que eles poderão apresentar os resultados obtidos.

Iniciativa de sucesso

“O Letramento em Programação busca promover o letramento em linguagens de programação voltadas para o desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, contribuindo para sua educação integral. A iniciativa é desenvolvida desde 2015, e teve início no município de Itatiba, em São Paulo”, relata Adelmo Eloy.

O representante do Instituto acrescenta que, além do Amazonas, outros três estados receberão as atividades do ‘Letramento em Programação’: São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. “Ao todo, são 17 municípios e quatro instituições de ensino superior atuando”, explica o representante do IAS.