Ufam realiza a cerimônia de lançamento da Feira Amazonense de Matemática no dia 13 de abril

Evento terá duas etapas com apresentações de trabalhos em outubro no Centro de Convivência da Ufam

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Instituto de Ciências Exatas, por meio do Departamento de Matemática, realiza na próxima sexta-feira, 13, às 9h, no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), a cerimônia de lançamento do projeto da 1ª Feira Amazonense de Matemática, coordenado pelos professores Yachiko Nascimento Wakiyama e Francisco Eteval da Silva Feitosa.

Na cerimônia de lançamento serão apresentadas as duas etapas da feira: a primeira consiste na realização de seletivas dos trabalhos em escolas de Manaus e de mais 10 municípios do Amazonas (Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Caapiranga, Anamã, Silves, Itapiranga e Novo Airão). Os trabalhos selecionados participam da etapa final que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro no Centro de Convivência da Ufam, onde serão avaliados por professores da Ufam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Um dos destaques da feira é seu caráter de inclusão e igualdade de gênero. Podem participar, por exemplo, estudantes indígenas, pessoas com deficiência, e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As feiras de Matemática constituem um processo educativo que, dentre outros objetivos, visa despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias, transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor, despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática, promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área.

A primeira feira na Ufam também conta com a colaboração de professores do Ifam, da UEA e das Secretarias de Educação do Estado e do Município. Confira a comissão organizadora:

Yachiko Nascimento Wakiyama e Francisco Eteval da Silva Feitosa (Ufam), Nadime Mustafa Moraes e Alexandra Salermo Pinheiro (UEA), Audemir Lima de Souza, Dário Souza Rocha, Francisco das Chagas Mendes dos Santos, Tacildo de Souza Araújo e João Cruz Neto (Ifam), José de Alcântara Filho e Nilo da Silva Sena Filho (Seduc) e Francinaldo Mendes Nogueira (Semed).

Informações: (92) 3305-1181 / Ramais 2115-2817-2840 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.