Lepapis promove discussão sobre autoritarismo na América latina

Por Carlos William
Equipe Ascom

Com a finalidade de promover debates e conscientização a respeito do autoritarismo em países latino-americanos, o Laboratório de Estudos Panamazônicos (Lepapis) do Departamento de Antropologia da Ufam e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) realizam a segunda edição do ciclo intitulado ‘Processos autoritários na América Latina: O caso do Brasil - (In)Segurança e militarização’.

Gratuito e aberto a todos os públicos interessados, o evento será realizado na próxima quarta-feira, 4 de abril, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), das 8h30 às 11h.

Para representar o contexto atual em que se insere o Brasil, de insegurança e militarização, será exibido o filme ‘Estado de sítio’ (1972) do diretor Costa Gavras e, em seguida, ocorrerá um debate sobre a abordagem da obra e a realidade que retrata com a participação especial do professor Deodato Ferreira, do Departamento de Filosofia da Universidade. Além dele, participarão os professores Raimundo Nonato e José Exequiel Basini, ambos da Antropologia.

Sobre o filme

O corpo de Philip Michel Santore (Yves Montand), um colaborador dos regimes militares na América do Sul, é encontrado em um carro. Deste momento em diante o filme é narrado em flashback, mostrando os Tupamaros decididos a capturar Santore, que se dedicou a ensinar e difundir a tortura nos órgãos militares. O cineasta Costa Gavras apresenta o quadro desolador de um país autoritário e paralisado pela busca por inimigos do regime.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (processos autoritarios II.pdf)Folder[ ]245 kB