HUGV/Ebserh sedia curso de Oncologia Torácica

Por Juscelino Simões e Alberto Jean Fermin
Equipe Ascom e Ascom Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV), filiado à  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é  parceiro da Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica na realização do curso de Oncologia Torácica que ocorrerá no HUGV (Avenida Apurinã, 4, Praça 14 de Janeiro), de 26 a 30 de março de 2018.

Trata-se de um evento regional, com a participação de palestrantes nacionais e um internacional, que tem por intuito discutir os avanços na ciência que envolve o tratamento das doenças dos órgãos da caixa torácica e abordar temas voltados ao diagnóstico e tratamento de neoplasias pulmonares. O curso tem uma parte teórica, o Simpósio de Oncologia Torácica, dia 30, e uma parte prática com a realização de 12 cirurgias por vídeo, com transmissão simultânea. O público será composto por cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas e patologistas da região Norte.

A parte prática do curso terá como cirurgiã convidada a doutora Paula Ugalde, professora assistente na Université Laval, em Quebec, no Canadá, que demonstrará novas técnicas utilizadas em videotoracoscopia e discutirá o processo com os participantes.

Já o Simpósio de Oncologia Torácica terá como palestrantes o doutor  William Júnior, diretor-médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do professor do Departamento de Oncologia Clínica de Tórax e Cabeça e Pescoço do MD, Anderson Cancer e a doutora Vera Capelozzi, professora associada de patologia e chefe do Laboratório de Genômica Pulmonar do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O evento também contará com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, doutor Carlos Alberto Almeida de Araújo, respectivamente.

O Curso de Oncologia Torácica será promovido pela Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica em conjunto com o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Ufam, Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Inscrições: entrar em contato pelo telefone 98120-4400 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..