Departamento de Matemática oferece Curso de Nivelamento para calouros. Inscrições abertas

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Departamento de Matemática da Ufam oferecerá no período de 21 de fevereiro a 03 de março o Curso de Nivelamento em Matemática, no horário de 9h às 12h. Podem participar calouros de cursos que possuem a disciplina Cálculo I como componente curricular (Acesse o formulário de inscrições).

São ofertadas 100 vagas, a serem preenchidas pela ordem de inscrição. O nivelamento será ministrado pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática Matutino, professor Francisco Eteval da Silva Feitosa que contará com o apoio de nove acadêmicos.

Segundo o docente, o nivelamento tem como principal objetivo diminuir os índices de reprovação e evasão. “Há muito tempo que convivemos com os elevados índices de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo I, e o principal fator para isso é a falta de conhecimento da Matemática Básica por parte dos alunos, que reflete a precariedade do nosso ensino básico. A coordenação do projeto reconhece que esse período é insuficiente para sanar todas as dificuldades trazidas pelos alunos, porém o curso foi planejado de modo a abordar os conteúdos que mais os alunos necessitarão na disciplina de Cálculo I”.

Metodologia

O nivelamento tem proposta diferenciada no que tange a metodologia abordada. Mais importante que ensinar os conteúdos, é ensinar os alunos a aprender. Em vista disso serão utilizadas duas metodologias promissoras: a Sala de Aula Invertida e Ambiente de Aprendizagem Colaborativa.

“A Sala de Aula Invertida (SAI) é a meta-estratégia que apoia todos os outros métodos de aprendizagem ativa. Funciona por sua simplicidade e impacto. Essa metodologia muda o local onde a apresentação de conteúdos acontece e, assim, transforma o encontro com a turma no momento de usar estratégias de aprendizagem ativa. Por outro lado, o Ambiente de Aprendizagem Colaborativa contribui com a metodologia Sala de Aula Invertida pois ela encara o aluno como elemento ativo no processo de aprendizagem, e oferece a eles grandes possibilidades de desenvolvimento de competências sociais e cognitivas. As interações entre os agentes participantes do processo colaborativo seguem um paradigma onde predominam a comunicação, a coordenação e a cooperação”, explica o professor Francisco.

Ao final do nivelamento, o Departamento de Matemática pretende “monitorar” os alunos participantes para aferir seus desempenhos ao final do semestre, e saber se o nivelamento e as metodologias empregadas surtiram o efeito necessário, o que permite investigar e analisar as características que contribuam com o desenvolvimento e aprimoramento da proposta.