'Que cidade queremos?' Evento debate o urbano da perspectiva técnico-científica nesta terça, 30

Pesquisadora da área de Geografia Urbana, professora Tatiana Schor é a presidente do Observatório que estuda a região metropolitana de Manaus e a coordenadora do Nepecab/Ufam.

Com a participação de pesquisadores e gestores da área, o Seminário intitulado ‘A cidade e a floresta: uma leitura do Observatório da Região Metropolitana de Manaus - ORMM’ é a primeira discussão sobre o tema do ano. O evento ocorre no Auditório ESP do Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, às 19h desta terça-feira, 30 de janeiro.

O debate é promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) em Manaus, as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. A professora Tatiana Schor, docente de Geografia que coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (Nepecab) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidente do Observatório, será a primeira a se apresentar. Também palestrará o secretário executivo do Observatório mestre em urbanismo Artur Sgambatti Monteiro.

O questionamento principal é: “Que cidade que queremos?” Nesse contexto, como as universidades, os coletivos e demais instituições têm se organizado em prol de uma cidade melhor? Durante o Seminário, será apresentada a iniciativa pioneira de organização social e debate técnico-científico urbano: o Observatório da RMM. Os palestrantes apresentarão o histórico do grupo e os trabalhos que são desenvolvidos com a finalidade de promover um melhor planejamento urbano e mais qualidade de vida em Manaus.

ORMM

O Observatório uma rede de pessoas e instituições que visa ao desenvolvimento e à promoção do conhecimento técnico-científico relevante ao efetivo desenvolvimento regional. Busca ainda mobilizar instituições e pessoas no processo de tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas acerca do tema.

Compõe o Observatório:

- Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB/UFAM;

- Grupo de pesquisa ILHARGAS – Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia - UFAM;

- Observatório da Violência de Gênero – OVGAM/UFAM;

- Laboratório de Análise de Redes, Políticas Públicas e Governança - LARGOV/UFAM;

- Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional - NPUR/UEA;

- Observatório do Turismo da UEA - OBSERVATUR/UEA;

- Laboratório de Sondagem Atmosférica - LabSam/UEA;

- Laboratório de Instrumentação Meteorológica - LabInstru/UEA;

- Núcleo de Estudos e Pesquisas de Políticas Socioambientais da Amazônia - NEPPS/UEA;

- Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açú -CBHTA;

- Fundação Vitória Amazônica;

- Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas - CAAMA/ALEAM;

- Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia - COMMARESV;

- Coletivo Difusão, e;

- Observatório das Metrópoles – UFRJ.

Endereço: Av. Djalma Batista, 2.100 - Manaus/AM.

Plaza Shopping, 1º andar / Sala 104-A

Auditório ESP

Data: 30 de janeiro de 2018, 19h.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Seminario_IAB.jpeg)Seminario_IAB[ ]89 kB