Exposição fotográfica na Ufam apresenta pesquisa sobre a produção de barcos amazônicos por artesãos

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom) e Aldinéia de Paula (Arii)

A pesquisadora da Universidade Estadual do Paraná, Isabele Mesquita, promove nesta sexta-feira, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), antigo ICHL, Setor Norte do Campus, uma exposição fotográfica e apresentação de sua pesquisa sobre a produção de barcos amazônicos por artesãos de São Sebastião do Uatumã, interior do Amazonas, realizada no segundo semestre de 2015, quando ingressou como aluna de Mobilidade para realizar estágio na Ufam, sob a supervisão do professor Otoni Mesquita.

Além da exposição, a pesquisadora irá apresentar às 14h, na sala 65 da Faculdade de Artes (Faartes), também no Setor Norte, um teaser sobre o documentário intitulado “São Sebastião do Uatumâ: Paisagem Sonora”.

Manaura da “gema”, a pesquisadora passou quase trinta dias de 2015, fotografando e dialogando com os ribeirinhos de São Sebastião do Uatumã, captando imagens e relembrando memórias da infância, além de poder matar saudade dos familiares. “Na Amazônia carros são barcos e estradas são rios, assim o barco regional de madeira é meio de transporte típico. No entanto, por diversos motivos, está ocorrendo um apagamento deste ofício. A busca por compreender os motivos desse apagamento é disparador para a produção artística, onde visito arquivos fotográficos de família e dos ribeirinhos, tentando encontrar pistas da memória de minha infância, e faço a seguinte pergunta: como uma tradição que movimentava toda uma cidade, econômica e socialmente, desaparece?”, explica Isabele.

De volta à Ufam, desta vez como aluna ouvinte do curso de férias em Cerâmica 1, Isabele diz que a exposição na Ufam é um sonho realizado. “Enfim, posso realizar o sonho de compartilhar com esta universidade que recebeu tão bem um trabalho belíssimo sobre esta parte da história do homem amazônico”, comenta.