Pet-Física realiza curso Introdução à Relatividade Geral e Cosmologia Relativística

O Programa de Educação Tutorial de Física (Pet-Física) realiza, de 01 a 17 de fevereiro, o curso Introdução à Relatividade Geral e Cosmologia Relativística, ministrado pelo professor Marco Aurélio dos Santos Cruz. Será das 14h às 18h, às quintas, sextas e sábados e, como pré-requisito, é necessário ter cursado Equações Diferenciais Ordinárias (ou equivalente) e Álgebra Linear (ou equivalente).

O curso terá duração total de 45 horas, dividido em 3 módulos. Cada módulo contará com 10 horas de conteúdo mais 5 horas de avaliação.

Unidade 1- Introdução à Teoria da Relatividade Especial, Cálculo Tensorial e Variedades Diferenciáveis;

Unidade 2 - Princípios da Relatividade Geral, obtenção das equações de Einstein, aproximação de Campo Fraco e Ondas Gravitacionais;

Unidade 3 - Solução de Schwarzschild e Testes Clássicos da Relatividade Geral e Introdução à Cosmologia Relativística.

São 40 vagas disponíveis e as inscrições acontecem de 29 a 31 de janeiro, feitas por meio de declaração explicando o interesse em participar do curso, endereçada ao tutor do Pet – Física, professor Igor Tavares Padilha. Também é necessário trazer cópia de documento de identificação com foto e do histórico escolar recente e entregar na sala 17 do Departamento de Física ou na sala do Pet, no Instituto de Ciências Exatas, setor norte do campus Manaus, das 09h às 12h e 14h às 16h.

Os participantes receberão certificados de horas, com informações sobre o conteúdo ministrado, para que possa ser aproveitado como atividade de ensino na grade curricular.